Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Oi Rosely, tudo bem? Sou uma menina de 18 anos e há mais ou menos seis meses conheci uma menina numa festa de amigos e estamos namorando desde então. Isso pra mim é bem normal, mas o que está me deixando meio grilada é que alguns amigos começaram a rotular e a perguntar se eu sou ou não homossexual. Eu respondo pra eles que no momento sim, e eles me olham meio torto, mas pra mim é a verdade. Eu namorei dois meninos e os dois namoros foram muito legais, em todos os sentidos, mas conheci uma menina e curto ficar com ela como namorada. Ela é bem decidida e só se relaciona com mulheres faz um tempo e, embora não me cobre nenhuma decisão, eu fico meio mal com essa história. É possível a gente se relacionar com as pessoas pelo que elas são, ou será que a gente tem que rotular todo mundo? Será que eu posso ser eu, em vez de ser lésbica, hetero, ou bissexual? Bom, acho que é só isso... Beijos.”
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Mas claro que essa história de rótulo na vida sexual não tem nada a ver: não ajuda a pessoa a se conhecer melhor, estimula os preconceitos sociais e, além de tudo, não diz quase nada a respeito de ninguém.

Por acaso alguém se apresenta dizendo: "muito prazer, meu nome é fulano de tal e sou heterossexual"? Ou então: "olá, sou amiga de fulana e sou bissexual". Era só o que faltava as pessoas se identificarem de acordo com os rótulos da vida sexual!

Só que tem uma hora em que a própria pessoa quer entender melhor ela mesma, quer saber um pouco mais sobre a própria identidade, e isso inclui a sexualidade. Claro que você é você, e não apenas uma garota lésbica, heterossexual ou bissexual. Mas a orientação de seu erotismo é parte da sua identidade também.

Sabe, o fato de você se relacionar com garotos e garotas pode significar uma coisa: que você quer saber mais sobre você, sobre o que você quer, e sobre como se sente quando está com garotos e quando está com garotas. Até aí tudo bem. Mas é preciso colocar namoro e sexo no meio disso?

Será que você não consegue se relacionar com as pessoas pelo que elas são sem ter que namorar? Será que não dá para você tentar descobrir o que quer antes de começar a namorar?

Não é incomum que garotas e garotos de sua idade sintam atração por pessoas do sexo oposto e do mesmo sexo também. Mas gente não é feito comida, que você precisa experimentar pra saber o gosto que tem :)

Acho que você está pedindo socorro ao agir assim, mesmo sem se dar conta. Então, que tal aproveitar a deixa de seus amigos quando eles perguntam algo a respeito disso pra você, e ouvir a opinião deles, falar o que você acha para, quem sabe, aprender um pouco mais sobre a vida? Acho que seria legal pra você deixar de ter tanta certeza a respeito das coisas, não acha?

Beijos!

16/01/01

Anteriores:
(15/01/2001) "Meu corpo pediu, mas na hora H a cabeça agiu"
(12/01/2001) "Como bom idiota, não me lembrei do preservativo e agora estou encanado"
(11/01/2001) "De uns dias pra cá, não tenho sentido tanto tesão assim"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo