Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Ola Rosely!!! Bom, como uma boa adolescente de 16 anos tenho lá minhas vontades sexuais. Não transo faz um ano, desde que terminei meu namoro, mas ultimamente tenho que controlar minhas ansiedades. Neste réveillon fiquei com um carinha pela segunda vez; ele é amigo do meu primo e, sabendo que é muito galinha, tive que me conter ao máximo para não transar e foi isso que aconteceu: fiquei só nos beijinhos. Não sei se estaria me arriscando transando com ele, pelo fato de ser amigo do meu primo e estar na mesma casa que eu estava na praia. Meu corpo pediu, mas na hora H a cabeça agiu. Poderia me dar um "help" explicando se eu poderia ter me aventurado mais nesse dia, com segurança, é claro! Um big beijo e muito obrigada desde já!!!"
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Claro que você, como boa adolescente tem lá suas vontades sexuais. Isso é certo, certíssimo! :) Aliás, é legítimo que qualquer pessoa, de qualquer idade, tenha essas vontades e sinta o corpo pedir, reclamar, quase exigir.

Mas você também já percebeu que o corpo não vive sozinho: ele faz parceria com a cabeça. E vou dizer uma coisa: quanto maior for a harmonia da convivência entre essa dupla, melhor é para a pessoa.

Quando o corpo pede um contato mais íntimo ou uma transa e a cabeça não quer nem saber de trabalhar, a coisa pega: é gente transando sem se prevenir dos riscos, é gente se arrependendo do que fez no dia seguinte, é gente fazendo continhas e esperando a menstruação chegar, é gente transando sem prazer, enfrentando encrencas e outras coisas desse tipo, nada agradáveis.

Já quando o corpo pede e a cabeça trabalha, o resultado pode ser bem diferente: é gente se divertindo, se relacionando legal, se conhecendo um pouco mais, aprendendo um pouco mais sobre a vida, sabia?

No seu caso o corpo dizia sim, mas a cabeça disse não. E quando aparece esse tipo de conflito, algum prejuízo vai ter. O seu, para sua sorte, foi o menor deles: passar vontade.

Mas isso não prejudicou sua vida no dia seguinte, certo? Apenas na hora H você deve ter ficado com aquele gosto de "quero mais", mas isso passa. E olha que tem coisa que não passa tão depressa assim e sem deixar conseqüências...

A vida sexual pode ser uma coisa muito gostosa, desde que seja resultado de um bom casamento entre o corpo e a cabeça. Quando um dos dois não está de acordo com o outro, a pessoa padece. E ninguém padece no paraíso.

Você não precisa de "help" algum! Só precisa mesmo é saber que está no caminho certo, avaliando a situação e se aventurando só quando conclui que vale a pena. Continue assim!

Beijo.

15/01/01

Anteriores:
(12/01/2001) "Como bom idiota, não me lembrei do preservativo e agora estou encanado"
(11/01/2001) "De uns dias pra cá, não tenho sentido tanto tesão assim"
(10/01/2001) "Para homem, fazer sexo é o mesmo que fazer amor?"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo