Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
“Oi Rosely! Tenho um problema que está me virando a cabeça. Há cerca de um mês saí com um grupo de amigos para beber. Quando estávamos voltando, passamos por um local onde havia prostitutas, e um dos meus amigos fez a sugestão de parar. Como a grana era curta fiquei com uma sessão de sexo oral com uma delas. Como bom idiota, não lembrei do preservativo. A esta altura você deve imaginar o que me aflige: qual o perigo de infecção pelo vírus da Aids e outras DSTs??? O sexo oral é menos perigoso que as demais formas de penetração?”
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Não, não, não!!!! Mas por que é que você faz uma coisa dessas contra você mesmo??? :(

Decidir ter um contato sexual porque um amigo resolveu dar uma parada em um local com prostitutas? ! Escolher qual tipo de atividade sexual vai ter levando em conta quanto de dinheiro você tem no bolso?! Resolver ter uma transa depois que bebeu?! E ser displicente a ponto de não cuidar da própria saúde e esquecer da prevenção?! :(

Não, caro, você não pode se tratar desse jeito! Você precisa tomar conta de você, você deve se lembrar que sempre tem um dia depois do outro e, principalmente, que a vida sexual é para proporcionar prazer, e não aflição!

Vamos fazer o seguinte: em troca da informação que vou lhe dar você promete ser mais cuidadoso com você mesmo, preservar sua saúde física, e a mental também? Trato feito, ok? :)

Bem, os cientistas dizem que determinadas práticas sexuais, quando realizadas com um portador do HIV, apresentam maior probabilidade de transmissão do vírus do que outras. Por exemplo: a prática do sexo anal é mais arriscada do que a do sexo oral. Mas isso é apenas uma hierarquia de riscos a que chegaram os médicos estudando a forma como ocorreu a infecção nos que hoje são portadores do vírus.

Conclusão: qualquer prática sexual sem proteção é perigosa para a transmissão do HIV, mas a probabilidade é maior para umas do que para outras. E, segundo esses estudos, o sexo oral apresenta maior risco para quem coloca a boca no genital da outra pessoa do que para quem recebe a estimulação.

Espero que você não use essa informação de modo inconseqüente! Ou seja, é preciso se proteger, sim, para o sexo oral! E isso vale pra todo mundo.

E olha lá o nosso trato, hein? :) E isso vale pra todo mundo também.

12/01/01

Anteriores:
(11/01/2001) "De uns dias pra cá, não tenho sentido tanto tesão assim"
(10/01/2001) "Para homem, fazer sexo é o mesmo que fazer amor?"
(09/01/2001) "Minha mãe tem um amante virtual há um ano"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo