Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
“Rosely, tente me ajudar, por favor. Sei que você não é homem, mas com certeza entende de homem melhor do que eu. Para o homem, "fazer sexo" é o mesmo que "fazer amor?" É possível saber a diferença??? Obrigada pela resposta.”
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Boa pergunta! E não é preciso ser homem, entender de homem ou ter experiência com homens para pensar sobre isso! :) O que é preciso é prestar atenção nas diferenças entre homens e mulheres: na maneira como o menino, desde pequeno, aprende a se relacionar com sua sexualidade e com seus sentimentos, e de como isso é ensinado de forma tão diferente para a menina, por exemplo.

Ninguém "faz" amor, concorda? Amor é um afeto, uma emoção, uma sensação, portanto as pessoas "sentem amor", e não "fazem amor". E, claro, quando alguém sente amor por outro alguém, tenta expressar isso de alguma maneira. Pode ser um olhar, um gesto de carinho, um beijo, um afago, um cuidado, um abraço, ou outra coisa qualquer. Pode ser até de forma erótica. Isso depende apenas da pessoa que expressa, e da pessoa que é alvo desse afeto.

Ah! E tem mais: o amor é um sentimento que independe de decisão. Isso significa que a pessoa não consegue escolher quem vai amar, ou quando vai deixar de amar.

Já a prática sexual é uma coisa que se faz, e que depende de uma decisão! Quando um casal está junto e decide transar, eles fazem sexo! Claro que por trás disso tem, também, uma sensação, uma emoção, uma atração. Ou não.

Usar a expressão "fazer amor" para se referir a uma transa é um jeito de aliviar a carga que carrega o sexo, principalmente para as mulheres, o que não significa que só mulheres pensam e sentem assim. Mas isso acaba provocando uma grande confusão.

Você, por exemplo, está sem saber se seu namorado gosta de você, ama você, ou se o que sente é tesão por você, e só. E muitos homens passam pela mesma dúvida quando se interessam por uma mulher.

Quer mais um exemplo? Muitas garotas começam a gostar muito do namorado, passam a sentir o que chamam de amor, e por isso acreditam que precisam transar, ou seja, expressar esse amor fazendo sexo.

Amar é uma coisa e, praticar o sexo ou sentir tesão e desejo por uma pessoa, é outra. Elas podem vir juntas, ou não. Como aprender a perceber a diferença? Procurando conhecer a pessoa. E, mesmo assim, não há garantia alguma. :)

Esse mundo dos relacionamentos que envolve a sexualidade e os afetos é complexo, não é? Mas quem é que quer ficar fora disso, mesmo assim? :)

10/01/01

Anteriores:
(09/01/2001) "Minha mãe tem um amante virtual há um ano"
(08/01/2001) "Se os parceiros não têm o vírus,
há possibilidade de pegar Aids?"

(05/01/2001) "Nossa vida pessoal virou uma tremenda palhaçada"

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo