Publicidade__________________________________________________________________________________________



pronto-socorro  
A psicóloga Rosely Sayão esclarece nesta seção dúvidas de adolescentes sobre sexo.
"Olá Rosely, tudo bem ? Antes de tudo quero desejar-lhe um feliz ano novo e dizer que adoro sua coluna do UOLteen Sexo. É o seguinte: tenho 20 anos e minha namorada tem 19. Namoramos há 2 anos e até hoje não fizemos sexo, porque ela não quis. Já cansei de brigar com ela, além de ter terminado o namoro várias vezes por causa disso, mas não tem jeito: Ela acha que deve fazer sexo depois do casamento, e que se eu não esperar até lá é porque eu não gosto dela. Mas o problema maior não é esse. Eu procuro manter nossa vida pessoal no mais absoluto sigilo, mas ela faz exatamente o contrário: conta tudo para os pais dela, que ajudam a atrapalhar ainda mais as coisas, além de contar para as amigas, que contam a outras amigas, e aí a coisa tem se espalhado. Ou seja: nossa vida pessoal virou uma tremenda palhaçada: está na boca de todo mundo. Gostaria de saber o que você acha disso. Muito obrigado."
Resposta da psicóloga Rosely Sayão:

Ih, caro, mas hoje em dia está mesmo armada a maior confusão com essa história da privacidade. O que é isso, afinal? Pelo jeito ninguém mais sabe dizer os limites entre o que deve ser tornado público e o que deve ser guardado como segredo de uma pessoa, de um casal, de uma família, por exemplo.

Quando publicam entrevistas com pessoas públicas, é um espanto! Falam de tudo o que deveria ser secreto com a maior naturalidade: são os casos amorosos, são as preferências sexuais, é o banheiro da casa de fulano...o que falta? :0

Pois é nessa onda confusa que muitos jovens entraram: não conseguem mais guardar segredos, ter pensamentos só deles, e isso não é bom sinal!

Sua namorada, por exemplo: ela já deveria ser capaz de fazer a separação entre a vida dela como filha e como uma garota que está crescendo. Claro que qualquer pessoa, de qualquer idade, tem hora que quer desabafar com os pais, ouvir um conselho, ter uma orientação. Isso é sempre bom. Mas outra coisa é colocar a vida toda como um livro aberto aos pais: isso pode significar dependência afetiva, falta de autonomia.

Bem, talvez você possa ajudar dando uns toques pra ela nesse sentido, mostrando que quando ela conta coisas da vida de vocês, ela está envolvendo você, desrespeitando sua privacidade. Mas brigar não resolve nada, não é verdade? A não ser que você ache que não tem mais o que fazer...aí...é preciso decidir seu rumo.

Mas agora, cá entre nós: você não está mesmo é bravo por todo mundo saber que ela não transa com você? :)

Um ano melhor pra você também!

05/01/01

Anteriores:
(04/01/2001) "Não tenho certeza se ainda sou virgem"
(03/01/2001) Deu muito trabalho tentar fazê-la gozar
(02/01/2001) Há a probabilidade de fecundação no sexo aquático?

Veja o índice completo do Pronto-Socorro!


Envie este texto por e-mail
para outros assinantes do UOL
volta para a home do UOLTeen Sexo