SALÃO DE NOVIDADES PARIS NO RIO
"Quem não tiver tido a dita de assistir a um banho de mar com todas as suas peripécias e
todos os seus atrativos, não precisa ter o incômodo de se erguer do leito às 6h da manhã
para ir ao Boqueirão do Passeio ou à Praia da Saudade; é bastante ir visitar o elegante
salão Paris no Rio, onde o Animatógrafo Super Lumière, entre muitos outros, exibe um
quadro desde gênero; e, tal é a perfeição do extraordinário aparelho que a ilusão é completa;
quase se sente medo de que as ondas do mar, ultrapassando os limites do quadro, invadam
o elegante salão." A Notícia, 15 de novembro de 1897.
"Os srs. Segreto e Salles inauguraram ontem, na Rua do Ouvidor, andar térreo do Club dos
Reporters, as funções que aí vão dar com o animatógrafo Lumière. A sessão foi
exclusivamente para a imprensa e o aparelho funcionou perfeitamente, agradando bastante.
Os quadros da dança Serpentinas e o das melancias foram bisados. O aparelho é movido
por uma mola à gás de força de 15 cavalos, fabricado por White e Midleton. A instalação da
eletricidade foi dirigida pelo engenheiro Augustro Grillet." Folha da Tarde, 31 de julho de
1897.
PROPAGANDA
"Salve Século XIX Salve Amimatógrafo Lumière - A última palavra do engenho humano. A
mais sublime maravilha de todos os séculos. Pinturas moverem-se, andarem-se, trabalharem,
ouvirem, chorarem, morrerem, com tanta perfeição e nitidez, como se Homens, Animais e
Coisas Naturais fossem, é o assombro dos assomros. Salve Lumière! O Animatógrafo
Lumière é invento tão magestoso, soberbo e imponente, que a própria natureza, que
privilegiou o seu autor, conserva-se estática diante de sua pasmosa contemplação!
A exibição dos diversos quadros, que serão expostos à admiração do público, é tãp
primoroso e sedutor atrativo, que, quem por ela é uma vez surpreendido, procura
irresistivelmente emergir sempre o seu espírito observador da deliciosa admiração desse
assombroso espetáculo!
As Exmas. famílias desta capital encontrarão à Rua do Ouvidor no 141, um salão de espera
digno de sua recepção e iluminado à luz elétrica, das 12 horas às 10 da noite. Ao
Animatógrafo, pois, de Lumière cabem hoje, de todo o mundo civilizado os aplausos bem
merecidos de uma admiração, sem limites. 141 Rua do Ouvidor." Folha da Tarde, 9 de
agosto de 1897.
"Estive ante-ontem, pela primeira vez, no Salão Paris, e não perdi o meu tempo; é realmente
divertidíssimo o Animatógrafo Super Lumière, pela entontecedora variedade das suas
fotografias. Todas me agradaram, todas, mas nenhuma como as coloridas, que reproduzem,
com uma precisão extraordinária, as danças serpentinas da Loie Fuller, ou do diabo por ela.
Aquilo é bom... e é barato. Compete agora ao público animar o animatógrafo." Arthur
Azevedo, em O Paiz, 24 de dezembro de 1897.
PROPAGANDA
"Paris No Rio - Salão de Novidades - De Salles e Segretto - 141 Rua do Ouvidor - No dia
primeiro foi inaugurado esse luxuoso salão com a exibição de maravilhosos quadros de
fotografias animadas, reproduzidas pela importante máquina Vitoscópio - Super - Lumière, a
primeira até hoje vinda à América do Sul. sessão todos os dias e todas as noites. Entrada
1$000." - Cidade do Rio, 4 de agosto de 1897.
"O Salão de Novidades que funciona no andar térreo do edifício Club dos Reporters tem sido
extraordinariamente visitado." Gazeta da Tarde, 2 de setembro de 1897.
"Paris no Rio! Esta ficção é hoje realidade, graças ao animatógrafo que funciona alí, quase
em frente à nossa redação. São dez tostões que valem mil francos, e satisfaz-se um ideal
muito ambicionado: ver Paris." Gazeta da Tarde, 4 de setembro de 1897.
"O Animatógrafo Super Lumière, à rua Moreira Cesar (*), foi ontem extraordinariamente
concorrido por grande número de famílias. É deveras curioso e deslumbrante o engenhoso
aparelho, que reproduz em tamanho natural e com todos os movimentos da vida real cenas
de muita animação." - Jornal do Brasil, 4 de outubro de 1897.
(*) A Rua do Ouvidor se chamou Moreira Cesar de 1897 a 1916.
"Uma sega de trigo - é um dos quadros que estão sendo mostrados pelo Animatógrafo
Super Lumière, do elegante salão Paris no Rio. Dizer que todos os movimentos são
maravilhosamente reproduzidos, não é bastante: quem assistir a exibição daquele quadro
póde dizer que ja viu ceifa do trigo em Hamburgo.
A cena é tão perfeita, que quase que se chega a ouvir o ruído dos cortadores a derrubar a
preciosa planta.
A sessão a que assistimos, estava presente grande número de senhoras.
Bem digno de predileção das famílias é o Paris no Rio, que se acha elegante e luxuosamente
montado." Jornal do Brasil, 5 de novembro de 1897.
"É de fazer água na boca, tão bem reproduzida está e tão natural é a cena Üm Comedor de
Melancias" quadro exibido na Animatógrafo Super Lumière no Paris no Rio.
Ontem um espectador tão iludido ficou que, aproximando se do quadro disse:
- Ó amigo, você me dá um pedaço dessa melancia?" Jornal do Brasil, 14 de novembro de
1897.
"Como um caso estupendo, conta a Bíblia que Josué fez para o sol e, no entretanto, o
Animatógrafo Super Lumière, no Paris no Rio, fal-o dançar maxixe.
Imagine-se o astro-rei caído nos requebros exagerados da nossa dança, como qualquer
turuna da Cidade Nova! É impagável!" Jornal do Brasil, 25 de novembro de 1897.
"Animatógrafo Super Lumière do Paris no Rio; há quadros de todos os assuntos; desde o
que diverte, tendo engraçados episódios, até os que pinta desastre.
Para os apreciadores excêntricos desde últimos, isto é, para os que gostam das comoções
fortes, lá está um intitulado 'Um Homem Apanhado Por Um Bonde'." Jornal do Brasil, 30 de
dezembro de 1897.