>> Matéria Anterior:
     Jogo do Bicho
>> Próxima Matéria:
     Revolta da Armada

PRIMEIRO BONDE ELÉTRICO
Ano: 1892

"Realiza-se hoje, á 1 hora da tarde, na Companhia Botafogo, linha do Flamengo, a inauguração do bond pela tracção electrica. O bond sahirá aquella hora do largo do Machado, seguindo para a praia do Flamengo, de onde virá até o largo da Carioca." Diario de Notícias, 8 de outubro de 1892.

"Foi inaugurada hontem a tracção electrica nos bonds da Companhia Jardim Botanico tendo á inauguração assistido o sr. marechal vice-presidente da Republica, os membros dos ministérios, representantes da directoria d'aquella companhia, da imprensa e grande numero de convidados. A experiencia correu bem e amanhã daremos sobre ella circunstanciada noticia." Diario de Notícias, 9 de outubro de 1892.

"Conforme haviamos noticiado realizou-se ante-hontem, com a presença do sr. vice-presidente da Republica, do seu estado maior, de alguns ministros e representantes da imprensa, a experiencia da tracção electrica applicada nos bonds da Companhia Ferro Carril do Jardim Botanico, em a 1a secção da mesma companhia, que comprehende a linha do Flamengo.

Á 1 hora, pouco mais ou menos, sahiram tres bem trabalhados e commodos bonds da frente do edificio do theatro Lyrico e cerca de 10 ou 12 minutos depois entraram nas officinas da companhia, á rua Dois de Dezembro, fazendo nesse periodo de tempo o percurso que, pela tracção animal, é feito em 25.

Apoz serem examinadas as officinas de electricidade, perfeitamente montadas, visitaram os convidados todas as officinas de ferreiro, corrieiro, carpinteiro, pintura e mais dependencias, officinas essas que occupam a extensa e vasta área de sete mil metros quadrados, em tudo notando-se o maior asseio, ordem e regularidade, que muito abonam os esforços empregados pelo actual gerente de tão importante empreza, que como era de prever, lutou com immensas difficuldades, por falta de pessoal idoneo habil para trabalhar com apparelhos electricos.

Nas referidas officinas vê-se grande numero de melhoramentos, ultimamente realizados pelo sr. dr. Cintra, que, tendo encontrado, quando tomou conta da gerencia da empreza, em serviço 76 carros, todos americanos, e a extensão das linhas de 38 kilometros, dotou-a já com 130 carros, por demais confortaveis, todos feitos nas officinas da companhia, sendo actualmente a extensão das linhas de 58 kilometros. A extensão dos fios conductores, segundo as informações que nos foram ministradas, é de 14 e meio kilometros, sendo o trecho da praia do Flamengo o mais accidentado da linha.

Depois de percorrido o estabelecimento, foi offerecido ás pessoas presentes um esplendido lunch, no qual se fizeram muitos brindes, sendo o primeiro o do sr. coronel Malvino Reis, director da companhia, ao vice-presidente da Republica, ao ministerio e á indendencia. Em seguida foram saudados a directoria e o gerente da empreza.

O sr. ministro da marinha saudou a Republica dos Estados Unidos da America do Norte, sendo tambem cumprimentados o Congresso Nacional, o exercito, a armada e a imprensa. O brinde de honra foi erguido ao sr. marechal Floriano Peixoto, vice-presidente da Republica.

Tendo-se tornado justamente credora a directoria da companhia Jardim Botnico de justos encomios, por ter conseguido estabelecer a tracçào electrica em os seus bonds, o que é um grande melhoramento, não podemos, applaudindo-a, esquecer o nome do seu digno gerente o sr. dr. Carlos Cintra, que foi um verdadeiro heróe nessa campanha, que teve ante-hontem os applausos de todos, e os dos seus dignos auxiliares, os engenheiros electricistas drs. James Mitchel e Antonio Chermont, que muito concorreram para que fosse levado a effeito tão brilhante commettimento.

Em alguns logares por onde passavam os bonds foram photographados, tendo-se-nos informado que as primeiras despezas feitas com a installação dos apparelhos, apezar das differenças de cambio, não chegaram a 200:000$000.

Durante o trajecto do bond innumeras pessoas agglomeravam-se nas ruas, justamente curiosa de apreciar o novo systema de tracção, que, de futuro, ha de ser applicado por força ás estradas de ferro." Diario de Notícias, 10 de outubro de 1892.

"Com a assistencia do Sr. Vice-Presidente da Republica e seu Estado Maior, Ministro da Marinha, intendentes Silveira Lobo, Abdon Milanez, Siqueira, Medeiros e França Leite, deputados geraes, representantes de diversas classes sociaes e da imprensa, realizou-se hontem a inauguração da tracção electrica da 1a secção da companhia que comprehende a linha do Flamengo.

Pouco depois de 1 hora sahirão tres bem construidos e confortaveis bonds da frente do Theatro Lyrico e doze minutos depois entravão nas officinas da companhia á rua Dous de Dezembro.

Depois de examinadas as officinas de electricidade que se achão perfeitamente installadas, percorrerão os visitantes todas as officinas de ferreiro, coreeiro, pintor, carpinteiro e mais dependencias da companhia, que occupão a extensa área de sete mil metros quadrados, notando-se em tudo o maior asseio, ordem e regularidade, o que muito abona ao actual gerente que tem lutado com muitas dificuldades, sendo a menor a de falta de pessoal idoneo para as applicações dos diversos misteres.

De facto notão-se alli muito melhoramentos e grande augmento no numero de carros, pois quando o Dr. Cintra tomou conta da gerencia encontrou no serviço 76 carros, todos americanos, sendo a extensão da linha de 38 kilometros, no entanto ha hoje 130 carros confortaveis, todos feitos nas officinas da companhia, sendo a extensão das linhas de 58 kilometros. A extensão dos fios conductores é de 14 e meio kilometros, sendo esse trecho o mais accidentado da linha.

Depois de percorrido o estabelecimento, foi offerecido aos visitantes um profuso lunch no qual se fizerão muitos brindes sendo o primeiro ao coronel Malvino Reis director da companhia ao sr. vice-presidente da Republica, ao Ministerio e a Intendencia; em seguida forão saudadas a directoria e o gerente da Companhia; o Sr. Ministro da Marinha saudou a Republica dos Estados Unidos da America e Congresso Nacional, o exercito, a armada, a imprensa e alguns outros sendo o ultimo ao Sr. Marechal Floriano Peixoto.

Esta Companhia a mais antiga de todas, inaugurou o seu trafego em 9 de outubro de 1868, sendo este primeiro trecho entre a cidade e o Largo do Machado e a rua Marques de Abrantes canto da praia de Botafogo foi inaugurada em 20 de novembro e o terceiro entre este ultimo ponto e o canto da rua S. Joaquim em 19 de dezembro do mesmo anno.

Foi seu fundador e primeiro presidente o Sr. C. B. Greenough e superintendente deste o Thompson. A este succedeu E. P. Moaree em 29 de março de 1869 o qual foi substituido por Simeão Miller em 24 de abril de 1875 tendo por sucessor o Dr. J. C. Coelho Cintra que foi nomeado gerente em 1 de setembro de 1889.

24 anos depois de sua inauguração, coube a gloria a este gerente a primeira installação electrica definitiva na America do Sul para a substituição da tracção animal pela electrica concorrendo para que ainda fosse esta Companhia, a primeira a adoptar esse grande emprehendimento, provado entre nós experimentalmente a resolução do problema. (...)" Jornal do Commercio, 9 de outubro de 1992.

"Realizou-se hontem a inauguração official dos bonds por tracção electrica da companhia ferro-carril do Jardim Botanico.

Compareceram o sr. vice-presidente da Republica, o sr. ministro da marinha, algumas distinctas senhoras, intendentes municipaes, muitos engenheiros, e representantes do Economista, e desta folha.

As pessoas presentes visitaram toda a estação do Largo do Machado, e, depois de percorridas as officinas de electricidade, onde se acham montados os motores para a tracção e caldeação electricas, todas elegantemente ornadas de bandeiras e folhagens, sahiram os visitantes em tres carros, percorrendo toda a linha da 1a secção secção de electricidade.

Em todo o estabelecimento notou-se o maior asseio, sendo cuidadosa e perfeita a montagem de machinas e apparelhos.

Os carros, muito elegantes e confortaveis, são illuminados por cinco fócos incandescentes cada um, dando logar a 4o passageiros.

Em seguida á experiencia serviu-se profuso copo d'agua, erguendo-se por essa ocasião os seguintes brindes: Do Sr. coronel Malvino Reis ao Sr. marechal Floriano Peixoto; do intendente Silveira Lobo ao digno gerente da companhia, Dr. Cintra, que tornou uma realidade entre nós a substituição da tracção animal pela tracção electrica; do Sr. Dr. Constante Jardim ao progresso e ao Dr. Cintra; deste ultimo ao Sr. marechal Floriano Peixoto; do Sr. Dr. Nilo Peçanha ao progresso; do Sr. barão Ribeiro de Almeida á Imprensa; do Sr. Pederneiras, nosso collega do Jornal do Commercio, agradecendo e brindando o Sr. marechal Floriano Peixoto; do Sr. William Frederick Leeson ao progresso do Brazil; do Sr. dr. Nilo Peçanha ao almirante Custodio José de Mello, deste ultimo ao povo americano; do Sr. Dr. Constante Jardim ao Sr. barão Ribeiro de Almeida, presidente da companhia.

No regresso, os bonds electricos pararam no largo da Lapa, sendo photographados em um delles os Srs. marechal vice-presidente da Republica, seu ajudante de ordens capitão Eduardo Silva, barão Ribeiro de Almeida, almirante Custodio José de Mello, coronel Malvino Reis e Dr. Coelho Cintra.

Nossos cumprimentos ao gerente da companhia e seus dignos auxiliares, os engenheiros electricistas Drs. James Mitchell e Antonio Chermont, pelo feliz exito dos seus trabalhos.

Os bonds electricos devem ser entregues hoje ao trafego publico." O Tempo, 9 de outubro de 1892.

"Assistimos hontem á experiencia de tracção electrica na 1a secção da Companhia Ferro Carril do Jardim Botanico.

Compareceram a essa experiencia o Exm. Sr. marechal Floriano Peixoto, com seu estado-maior, e os ministros da fazenda, marinha, guerra e interior.

em visita rapida percorremos todas as dependencias da companhia na estação do Largo do Machado, notando-se n'ellas ordem e muito aceio.

As officinas de electricidade acham-se montadas com esmero, e perfeitamente installados os apparelhos geradores, bem como os apparelhos da caldeação electrica.

Em seguida o carro electrico percorreu toda a linha do Flamengo, sendo em sua passagem muito victoriado pelo povo, que se agglomerava principalmente nos caes do Flamengo, Russel e Lapa.

Incontestavelmente a superioridade da tracção electrica sobre a animal é sob todos os pontos de vista, provada. Resta que a intendencia, desejando melhorar esta cidade, procure por todos os meios a substituição gradual da tracção animal nas companhias existentes, dando-lhes um prazo mais ou menos razoavel.

Estamos certos de que a Companhia do Jardim Botanico, em curto espaço de tempo, terá substituido toda a sua tracção animal pela electricidade." Gazeta de Notícias, 9 de outubro de 1892.

"A companhia de bonds de Botafogo, inaugurou hontem a nova linha de bonds electricos.

Á 1 1/4 da tarde partiram 3 bonds da rua da Guarda Velha, conduzindo o Sr. marechal vice-presidente da republica, capitão Eduardo A. da Silva, seu ajudante de ordens, o Sr. contra-almirante C. de Mello, e convidados, com destino á rua Dois de Dezembro, estação da companhia, fazendo todo o trajecto em 12 minutos.

Ali foi servido um profuso lunch, onde se trocaram varios brindes, sobresahindo os dos Srs. coronel Malvino Reis, ao Sr. marechal Floriano, Dr. Nilo Peçanha, barão Ribeiro de Almeida, Dr. Coelho Cintra, do Sr. contra-almirante Custodio José de Mello, ministro da marinha, ao povo americano e o brinde de honra feito ao Sr. marechal Floriano, pelo Sr. barão Ribeiro de Almeida.

foi grande o numero de convidados. Entre elles se achavam senadores, deputados, intendentes, etc.

O resultado da experiencia da electricidade nos bonds, foi satisfatoria." Jornal do Brasil, 9 de outubro de 1892.

Página inicial