Publicidade


    UOL HUMOR
Todo dia novidades em tiras, charges e quadrinhos de Glauco, Angeli, Laerte e Millôr


     Mas, isso também é Nostradamus?

Compare e escolha entre o texto original, extraído de livros, uma interpretação tida como "confiável" e uma versão irreverente de três importantes profecias

Arte UOL

O profeta francês Michel de Notre-Dame, o Nostradamus, que previu o fim do mundo para 1999
O médico e astrônomo francês Nostradamus, que viveu no século 16, tornou-se conhecido como profeta por suas cartas e poemas onde, afirmam seus estudiosos e seguidores, ele teria previsto eventos marcantes da história da humanidade.

Alguns estudiosos de Nostradamus acreditam que várias de suas profecias já teriam se concretizado, e apontam textos do profeta em que ele teria antevisto o nascimento de Hitler, a dissolução da União Soviética e até o fim do mundo.

Como a linguagem utilizada pelo profeta é sempre cifrada e imprecisa, e Nostradamus não está mais entre nós para explicar o que realmente quis dizer com seus anagramas e charadas, suas profecias serão sempre um campo fértil para a imaginação de místicos profissionais e céticos curiosos.

A seguir, apresentamos três das mais célebres profecias de Nostradamus -com interpretações feitas por estudiosos do profeta, e reinterpretações irreverentes que mostram que quase todo o mundo pode fazer a sua própria interpretação de Nostradamus.

 
O nascimento de Hitler
Centúria 3, quadra 35

Du plus profond de l’Ocident d’Europe,
De pauvre gens un ieune enfant naistra,
Que par sa langue seduira grand troupe,
Son bruit au regne d’Orient plus croistra.
Do mais profundo do Ocidente da Europa,
De um povo pobre nascerá jovem criança,
Que com sua língua seduzirá uma grande tropa,
Seu ruído crescerá mais no reino do Oriente.

Segundo estudiosos de Nostradamus, esta quadra anuncia o nascimento de Hitler –que para o profeta é um dos anticristos da história, ao lado de Napoleão e de um terceiro anticristo que ainda não se manifestou. Hitler nasceu de fato de uma família humilde, na Áustria, embora seja questionável o que queira dizer "profundo do Ocidente". Ainda conforme esta linha de interpretação, a quadra preconiza também a escalada da popularidade de Hitler e sua aliança com o Japão na Segunda Guerra.

Uma nova escola de interpretações de Nostradamus, no entanto, garante que estes versos anunciam o nascimento de Lucas, filho de Luciana Gimenes e Mick Jagger -este sim, vindo das profundezas do ocidente europeu, a Inglaterra. E depois, todos sabem, não há povo mais humilde do que o brasileiro. A segunda parte da quadra faz referência à língua de Mick Jagger no logotipo dos Rolling Stones, e ao recente sucesso da turnê da banda pelo Japão. Notem que Nostradamus usa "ruído" para se referir à música da banda pois não gostava de rock’n’roll.



O fim da União Soviética
Centúria 3, quadra 95

La loy Moricque on verra deffaillir,
Apres uns autre beaucoup plus seductive:
Boristhennes premier viendra faillir,
Par dons e langue une plus attractive.
Veremos sucumbir a lei Moricque,
Frente a uma outra mais sedutora:
Primeiro o Boristhennes falhará,
Por causa de dons e língua mais atraentes.

Dependendo da interpretação de Nostradamus que se consultar, essa quadra tanto pode ser entendida como a ascensão do comunismo como a dissolução da União Soviética. Autores que suportam a segunda tese interpretam a expressão "lei Moricque" como "lei de More", relativa ao filósofo Thomas More, autor de "Utopia", considerada uma obra precursora do socialismo. Boristhenes é o nome latino do Dnieper, rio localizado na Rússia. Assim, a quadra significaria uma falência do socialismo na União Soviética em vista de uma ordem mais "sedutora".

Segundo gurus de Hollywood, Nostradamus não está falando da lei de More, mas da lei de Demi Moore, que deixou de ser a atriz mais bem paga do cinema desde que Julia Roberts faturou US$ 17 milhões para protagonizar "Notting Hill". Assim, a lei de Moore –que obrigava as mulheres a cumprir pena de trabalhos forçados nas academias- foi abolida em prol da lei de Julia Roberts –que só exige que as mulheres sejam anoréxicas e tenham cabelão. Boristhenes é o nome que Demi usava na intimidade para se referir ao "willie" do Bruce, seu ex-marido. Nenhum dos dois veio a público para falar sobre os motivos da separação, mas a quadra de Nostradamus dá a dica.


 
O fim do mundo
Centúria 10, quadra 72

L’an mil neuf cens nonante neuf sept mois,
Du ciel viendra un grand Roy d’effrayeur:
Ressusciter le grand Roy d’Angolmois.
Avant apres Mars regner par bon heur.
Ano 1999, sete meses,
Do céu virá um grande Rei do espanto:
Ressuscitar o grande Rei de "Angolmois".
Antes e depois de Marte reinar pela felicidade.

Esta é a célebre profecia que descreve o Apocalipse. Para alguns estudiosos de Nostradamus, a quadra deixa claro: Em julho de 1999, virá do céu um grande e aterrorizante monarca que reavivará o rei de Angolmois. Esta palavra seria um anagrama (inversão de letras) para a palavra "mongolois", mongóis em francês. Resumindo, uma força apavorante descida dos céus fará reviver Gengis Khan, e assim Marte, deus da guerra, reinará feliz para sempre. Como as datas das profecias nem sempre se referem exatamente ao ano que indicam, e como pelo que se sabe Gengis Khan não ressuscitou em julho de 99, pode ser que estes fatos ainda estejam por vir, dizem os crédulos.

Recentemente, entretanto, uma nova corrente de interpretações iniciada na Bahia explica que, na verdade, Nostradamus quis dizer que "um índio descerá de uma estrela colorida e brilhante". "Angolmois" é um anagrama para Ângela Ro Ro e Marte é um codinome para Marlene Mattos, sempre pronta para a guerra, de terninho cáqui. Os gurus dessa linha de interpretação só não deixam claro como todos esses fatos concorrerão para o fim do mundo, mas asseguram: O apocalipse "virá que eu vi!"

 

Fontes:
"As Profecias de Nostradamus", de Erika Cheetham
"Nostradamus, Historiador e Profeta", de Jean-Charles de Fontbrune
"Profecias de Nostradamus", de Marques da Cruz
"Nostradamus e o Milênio", de John Hogue