São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTENDA A VOTAÇÃO

1 - A Folha convidou dez intelectuais para realizar, cada um deles, duas listas diferentes de obras de não-ficção ou ensaios. Na primeira, cada um dos jurados reuniu os 30 livros de não-ficção ou ensaios que considera os mais importantes deste século, em todas as línguas. Apesar de o século ter começado em 1901, o Mais! aceitou indicações desde 1900. Na segunda lista, cada um dos jurados reuniu os 30 livros de não-ficção ou ensaios brasileiros mais importantes de todos os tempos. Os livros e ensaios foram dispostos pelos intelectuais em ordem hierárquica de preferência, do 1º ao 30º, seja na lista dos mais importantes do século, seja na dos mais importantes de todos os tempos no Brasil.

2 - De posse das listas, o Mais! atribuiu pontos aos livros citados, segundo a hierarquia estabelecida por cada um dos jurados, do 1º ao 30º. As listas foram então confrontadas, chegando-se à relação definitiva, que aponta os livros com o maior número de pontos. No total, foram citados 215 livros ou ensaios referentes à relação dos mais importantes do século e 169 livros ou ensaios brasileiros. O Mais! publica, da lista de 30 textos citados por cada jurado, apenas os 10 primeiros escolhidos, tanto na lista de obras deste século quanto na de brasileiros em todos os tempos.



Texto Anterior: Na Internet
Próximo Texto: Os dez Mais!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.