Folha Online sinapse  
26/11/2002 - 02h30

Viagem estimula desenvolvimento comunitário na Amazônia

free-lance para a Folha de S.Paulo

Divulgação
Participantes da primeira edição do Projeto Bagagem
A idéia não é apenas fazer turismo, mas mostrar ao viajante regiões do Brasil que apresentam um "grau significativo de organização comunitária". Trata-se do Projeto Bagagem, que, em sua segunda edição, levará 12 pessoas para uma viagem de barco, a partir de Santarém (PA), a comunidades ribeirinhas de Suruacá, Urucureá e Maguari, nas margens dos rios Tapajós e Arapiuns.

O projeto é voltado para interessados em saber mais sobre organização comunitária e na experiência de um turismo "menos confortável, mas mais interativo". Na viagem, que acontece de 14 a 22 de dezembro, o grupo passará as noites em barcos ou nas comunidades e dormirá em redes. O custo total depende da quantidade de participantes, mas estima-se que fique em R$ 900 por pessoa (não inclui transporte até Santarém).

Saiba mais:
www.projetobagagem.hpg.ig.com.br
projetobagagem@hotmail.com

Leia mais:
- Escola de cinema em Cuba divulga calendário de cursos de 2003
- Dicionário on-line interativo explica termos e conceitos de educação
- Rio tem debates de história comparada
- Inscrições abertas para educação especial
- USP tem vagas para iniciantes em novas linhas de pesquisa
- CD-ROM e site trazem mapas e estatísticas da Grande São Paulo

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).