Folha Online sinapse  
24/09/2002 - 02h53

Projeto quer montar banco de palavras

da Folha de S.Paulo

Reprodução
A Pedra de Roseta original

A fundação norte-americana Long Now busca colaboradores linguistas profissionais e conhecedores de dialetos para o Rosetta Project, iniciativa que pretende criar um banco palavras em mais de 4.000 línguas. O objetivo é preservar o vocabulário de línguas atuais, das mais difundidas às ameaçadas de extinção. O projeto deverá ter resultado em três mídias: uma obra de referência, um banco de dados digital (já parcialmente disponível na internet) e um disco de níquel de 2.000 anos de vida útil e 7,5 cm de diâmetro, no qual serão escritas microscopicamente, em cerca de mil línguas, 27 páginas de texto.

Para ler o conteúdo desse disco, será necessário um microscópio com capacidade de aumento de mil vezes. O nome do projeto faz referência à Pedra de Roseta, atualmente no Museu Britânico (Londres), achado arqueológico que permitiu a Jean-François Champollion, em 1822, compreender a escrita hieroglífica.

Saiba mais:
www.rosettaproject.org

Leia mais:
- Congresso mundial de bioética trata da exclusão social na ciência
- Evento debate infância e psicanálise
- Responsabilidade social em pauta
- Projeto quer montar banco de palavras
- Conservação da Amazônia recebe prêmio
- Erasmus World promete 4.200 vagas na Europa

     

Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).