Reuters
11/12/2002 - 08h08

Grupo católico dos EUA pode pedir renúncia de cardeal de Boston

da Reuters, em Boston

Um grupo católico laico dos Estados Unidos vão decidir hoje se irão fazer parte formalmente do chamado dos sacerdotes que pedem a renúncia do cardeal Bernard Law, o que provavelmente irá aprofundar uma revolta na arquidiocese de Boston.

Voz dos Fiéis, grupo composto de mais de 25 mil católicos, vai debater o caso de Law em uma reunião de seu conselho executivo hoje à noite em West Newton, nas cercanias de Boston, no Estado de Massachusetts.

Os teólogos e historiadores católicos têm utilizado termos como revolta e rebelião para descrever a situação na arquidiocese de Boston depois de uma carta ter sido enviada anteontem à casa de Law em que 58 sacerdotes pedem sua renúncia.

É a primeira vez que um grupo do clero pede formalmente a renúncia de Law depois que foi divulgado que ele e outros líderes católicos transferiram diversos padres acusados de pedofilia de paróquia.

Law permaneceu ontem em Roma, onde ele chegou no final de semana seguinte à divulgação de novas acusações de adultério, uso de drogas e pedofilia contra padres de sua arquidiocese.

Ainda não se sabe se ele voltará a Boston.

Fontes da Igreja Católica afirmaram que o Vaticano deve nomear um sucessor de Law mesmo se ele não pedir demissão numa tentativa de neutralizar a crise que atinge a arquidiocese desde janeiro.

Há informações ainda de que o cardeal deve pedir ao Vaticano a permissão de declarar falência a fim de lidar com os estimados 450 processos de abuso sexual que enfrenta.

Leia mais sobre pedofilia na igreja

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca