Rede Fox vai testar o amor verdadeiro com "Joe Millionaire"
da Reuters, em Los AngelesO mais novo programa de namoro no horário nobre da TV bem que poderia ser intitulado "Quem quer se casar com um operário de construção?", mas isso estragaria o segredo.
A rede Fox vai exibir a partir de 6 de janeiro um programa onde 20 moças irão concorrer pelo afeto de um homem que acreditam ser multimilionário.
Quem ficar até o final vai descobrir que o suposto príncipe encantado não passa de um trabalhador comum.
A grande dúvida é: será que o programa terminará com uma mulher interesseira rejeitando o "príncipe" pobre, ou o amor sairá ganhando, fazendo a vencedora esquecer a condição financeira do rapaz?
A série em sete partes, intitulada "Joe Millionaire" e filmada em segredo na França, no mês passado, é mais uma variante do gênero TV-realidade lançado há dois anos e meio pela Fox com o polêmico "Who Wants to Marry a Multimillionaire".
Neste último, que atraiu audiência enorme mas foi duramente criticado, um investidor ricaço escolhia sua noiva entre uma série de candidatas que desfilavam de biquíni e vestido de noiva.
No final do programa o casal se casou, mas o casamento foi anulado mais tarde, em meio a revelações de que o noivo era muito menos rico do que dizia ser e das acusações de abuso feitas por uma ex-noiva dele.
No caso de "Joe Millionaire", a farsa da riqueza do noivo é proposital, e o público está sabendo disso desde o início.
Vinte mulher atraentes e sofisticadas, entre elas uma médica, uma banqueira e uma executiva, são levadas a um castelo francês onde conhecem "Joe", um solteiro bonitão que, lhes contam, recentemente herdou US$ 50 milhões e procura alguém com quem dividir sua fortuna.
Durante os episódios, Joe corteja as mulheres com passeios a cavalo românticos pela paisagem francesa, jantares privês à luz de velas na torre Eiffel e presentes caros, enquanto vai eliminando candidatas.
No final da série, ele escolhe a mulher que quer para ser sua companheira -a Fox não revelou se ele chega a pedi-la em casamento- e então lhe conta o grande segredo.
"A questão então passa a ser: o que vale mais, o amor ou o dinheiro?", conta um porta-voz da Fox.
Não foi fácil garantir que as 20 candidatas fizessem o programa sem descobrir o segredo antes da hora. Segundo o jornal "Daily Variety", menos de meia dúzia de executivos da Fox sabiam do projeto, e muitos integrantes da equipe técnica não sabiam da premissa do programa.
Para despistar ainda mais os rivais, o programa foi produzido sob o codinome "The Big Choice". Até mesmo o mordomo contratado para servir de assistente de Joe não sabia da verdadeira identidade de seu patrão.