Reuters
04/12/2002 - 12h08

Australianas farão dança da chuva nuas para acabar com a seca

da Reuters, em Sydney

Centenas de mulheres que vivem em uma área bastante atingida pela seca no sul da Austrália planejam tirar a roupa para uma dança da chuva, em uma tentativa de seduzir São Pedro.

Inspiradas em uma tradição do Nepal para acabar com a seca, as mulheres de Ouyen, no extremo noroeste do estado de Victoria, vão dançar peladas na região agrícola improdutiva no início de março, pouco antes do plantio para a próxima colheita.

"Convocamos todas as famílias de todas as comunidades da região Mallee que estão sofrendo com a seca. Vamos nos reunir, ter comida e diversão o dia inteiro", disse a organizadora do evento Lynne Healy, do grupo comunitário Ouyen Inc.



"As mulheres vão entrar em ônibus e discretamente seguir para uma localização secreta para fazermos nossa dança e o que mais for necessário.

A publicidade inesperada pode atrair mais dos que as 200 mulheres esperadas para a dança, mas a imprensa não será convidada. "Estaremos totalmente nuas, por isso, não aceitaremos câmeras", disse Healy.

Hoje, milhares de bombeiros lutavam para controlar mais de 60 focos de incêndios florestais na região de Sydney, que já destruíram várias casas, provocando falta de luz e prejudicando o transporte na maior cidade australiana.

O calor e os ventos espalharam as chamas em menos de uma hora, o que surpreendeu os moradores de Sydney. O Serviço de Incêndios Rurais declarou estado de emergência em seis áreas, segundo o comissário Phil Koperberg.

Cinco bombeiros e dois moradores sofreram queimaduras e foram levados a um hospital, segundo a imprensa local. Moradores de vários bairros foram retirados de suas casas, e equipes de salva-vidas se preparam para resgatar os residentes de subúrbios à beira-mar. O maior quartel da cidade também teve de ser parcialmente esvaziado.

Por causa do fogo e da fumaça, a famosa Ópera de Sydney, cartão-postal da cidade, cancelou sua apresentação de hoje.

Há um ano
No ano passado, os bombeiros australianos lutaram por quase um mês contra o pior incêndio florestal no país em oito anos. Ó fogo foi apagado devido a uma chuva que caiu e apagou a maior parte dos focos que restavam.

O fogo havia começado no Natal de 2001 e foi espalhado pelo calor, os fortes ventos e pela ação humana. Na região de Sydney, a maior cidade do país, 121 casas foram destruídas e 36 danificadas. No começo do janeiro deste ano, o incêndio já estava mais ou menos sob controle.

Milhares de voluntários participaram do combate ao incêndio, mas mesmo assim ele destruiu 500 mil hectares. Os bombeiros vão continuar na área para evitar o ressurgimento do fogo.

Com agências internacionais

Outros destaques:
  •  Inspetores da ONU armazenam gás mostarda em lugar seguro no Iraque

  •  Polícia japonesa resgata refém de carpinteiro armado

  •  Australianas farão dança da chuva nuas para acabar com a seca

  •  Iraque faz primeiras críticas a inspeções de armas da ONU

  •  Nova acusação de estupro causa mal-estar entre Japão e EUA

  •  Duas bombas são achadas em rede de lojas na Holanda

  •  Venezuela enfrenta terceiro dia de greve geral contra Chávez


  • Leia mais no especial Incêndios

     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca