Reuters
02/12/2002 - 17h10

Israel protesta na ONU contra série de TV egípcia

da Reuters, em Genebra (Suíça)

Israel pediu hoje ao alto-comissário da ONU (Organização das Nações Unidas) para os Direitos Humanos, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, que censure o Egito por transmitir uma série na televisão aberta sobre um documento falsificado que mostra um plano dos judeus para dominar o mundo.

"Eu estou escrevendo ao senhor sobre uma gravíssima e consistente expressão de anti-semitismo", disse o embaixador de Israel nas Nações Unidas, Yaakov Levy, em sua carta para Vieira de Mello.

A série, chamada "Cavaleiro sem Cavalo", está sendo exibida em 41 episódios no Egito durante o mês sagrado muçulmano do Ramadã.

O programa trata dos chamados "Protocolos dos Sábios do Sião", documentos hoje considerados falsos, mas que durante muito tempo foram apresentados como sendo as atas de uma conferência judaica do século 19.

O mais provável é que o texto, que proclama os planos judeus para destruir a cristandade, tenha sido escrito pela polícia secreta da Rússia czarista.

Yaakov Levy afirma em sua carta que "os feios temas da falsificação do século 19 ganham novamente ampla circulação", o que violaria uma convenção da ONU sobre direitos civis e políticos, que proíbe a incitação ao ódio racial e religioso, e outra sobre racismo.

"Apelo ao senhor para que faça um comunicado claro ao governo egípcio e à comunidade internacional como um todo dizendo que o programa está em claro contraste com as obrigações do Egito", escreveu o diplomata.

O governo egípcio entende que a série não tem nada de anti-semita e por isso decidiu exibi-la, apesar do pedido em contrário dos Estados Unidos ao Egito e a outros países árabes.

Antes de cada episódio, a TV pública emite uma mensagem dizendo que o programa não pretende provar ou negar a autenticidade dos Protocolos.

Egito e Israel mantêm relações diplomáticas desde 1979, mas o contato entre ambos os governos varia segundo os altos e baixos da questão palestina.

Leia mais no especial Oriente Médio

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca