Reuters
25/11/2002 - 17h00

Colômbia prende filho de chefão do cartel de Cali com heroína

da Reuters, em Bogotá (Colômbia)

O filho de um antigo chefe do cartel de Cali foi preso com dois quilos de heroína, duas semanas depois que seu pai foi libertado após cumprir uma pena reduzida, disse hoje a polícia.

A prisão de Fernando Rodríguez Mondragón, que até agora não tinha antecedentes criminais na Colômbia, aconteceu no final de semana em um apartamento localizado em um bairro residencial chique no norte de Bogotá.

"Os agentes que participaram da operação encontraram em seu poder dois quilos de heroína avaliados em 400 milhões de pesos [cerca de US$150 mil]", disse uma fonte policial.

Rodríguez Mondragón tentou subornar os policiais para que o deixassem livre e garantiu que havia recebido a droga pelo pagamento de uma dívida, acrescentou a fonte.

Seu pai, Gilberto Rodrigues Orejuela, foi um dos mais famosos chefões do narcotráfico da Colômbia. Ele foi libertado no começo de novembro, apesar dos esforços do presidente Álvaro Uribe para mantê-lo atrás das grades em uma prisão de segurança máxima.

A libertação de Rodríguez Orejuela, 63, que esteve apenas sete anos na prisão, após receber uma sentença de 15 anos, provocou uma polêmica jurídica na Colômbia e um escândalo em nível internacional.

Os Estados Unidos estão pedindo a extradição de um sobrinho de Gilberto Orejuela, William Rodríguez Abadia, sob acusação de tráfico de drogas.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca