Reuters
23/11/2002 - 11h35

Jornal diz que Milosevic recebeu medicação errada

da Reuters, em Haia (Holanada)

Remédios errados ministrados a Slobodan Milosevic na prisão causaram aumento de pressão arterial, o que fez com que seu julgamento fosse interrompido, informou hoje um jornal holandês.

Reuters - 13.fev.2002
Slobodan Milosevic, ex-presidente da Iugoslávia
O "NRC Handelsblad" publicou que "fontes do Tribunal Penal Internacional" disseram que o uso de um remédio errado causou problemas de pressão que levaram a mais um atraso no julgamento do ex-presidente da Iugoslávia.

O porta-voz do tribunal, Christian Chartier, negou a informação.

"Os remédios ministrados a Milosevic não sofreram alteração no último mês. Isso significa que os supostos remédios errados são os mesmos que permitiram que ele voltasse [à corte] na semana passada", Chartier.

Ele informou que os remédios de Milosevic haviam sido discutidos recentemente com um cardiologista de Belgrado que estava a par do estado de saúde do líder sérvio. "Segundo ele, não havia prescrição melhor para Milosevic", disse Chartier.

Milosevic, 61, teve gripe, exaustão e pressão arterial elevada. Agora ele passa por testes psiquiátricos. Sua teimosia em não designar um advogado de defesa está refletindo sobre seu estado de saúde e prejudicando o processo legal.

O julgamento pelas supostas atrocidades nos Bálcãs na década passada já foi suspenso cinco vezes desde que começou, em fevereiro, devido a problemas de saúde do acusado.

Milosevic está no centro de detenção do tribunal desde que foi mandado para Haia, em junho de 2001.

A promotora principal, Carla Del Ponte, disse hoje que se opunha à alegação de defesa feita por dois defensores internacionais apontados pela corte, pedindo que Milosevic fosse solto por um ano, por razões de saúde. Para ela, ele pode receber o tratamento que necessita na prisão.

Leia mais no especial sobre Slobodan Milosevic

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca