Reuters
20/11/2002 - 08h00

Explosão de bombas em hotéis na Colômbia mata 1 e fere 5

da Reuters, em Bogotá (Colômbia)

Supostos rebeldes esquerdistas disfarçados de turistas plantaram duas bombas que explodiram em quartos de hotel na noite de ontem na cidade colombiana de Santa Marta, matando uma pessoa e ferindo outras cinco, disse a polícia.

A primeira bomba explodiu em um quarto de hotel no centro da cidade, que fica a cerca de mil quilômetros de Bogotá. A explosão feriu quatro pessoas. Um outro ataque em um hotel se seguiu nos subúrbios de Santa Maria, matando uma pessoa e ferindo outra.

Segundo a polícia, nos dois casos os agressores fizeram o check-in como turistas, plantaram os explosivos e saíram dos prédios antes da detonação.

As autoridades atribuíram os ataques a rebeldes esquerdistas que lutam há 38 anos na Colômbia, mas não deram provas contra eles. Só na última década, 40 mil pessoas morreram em decorrência do conflito.

Ainda ontem, a polícia disse que desativou uma bomba de 30 quilos deixada em frente ao escritório de um jornal na cidade de Cucuta, capital da Província Norte de Santander, perto da fronteira com a Venezuela.

Os ataques a bomba aconteceram no mesmo dia em que o Exército da Colômbia declarou vitória em combate após divulgar que matou cinco rebeldes do Exército de Libertação Nacional (ELN, a segunda maior guerrilha do país) e capturou outros 52 do mesmo grupo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Há mais de 20 mil combatentes rebeldes no país.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca