Reuters
14/11/2002 - 16h15

Venezuela captura 8 guerrilheiros colombianos

da Reuters, em Bogotá

O Exército da Venezuela prendeu oito guerrilheiros colombianos e os extraditou para a Colômbia ontem, no mesmo dia em que os presidentes de ambos os países prometeram reforçar os laços, disse um general colombiano.

Em entrevista para uma estação de rádio o general Carlos Alberto Ospina, do Exército colombiano, disse hoje que militares da Venezuela prenderam oito membros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Os rebeldes traziam rifles, pistolas e mais de 1.000 uniformes camuflados no momento da prisão. Logo depois, o Exército da Venezeula levou os rebeldes de helicóptero para a Colômbia, entregando-os às autoridades de lá, disse o general.

É um sinal raro de cooperação entre os Exércitos dos dois países, que dividem uma fronteira de 2.220 quilômetros. A mais alta autoridade militar colombiana alegou que a Venezuela tornou-se omissa com relação ao uso de seu território por rebeldes como base de lançamento de ataques na Colômbia.

As relações entre os dois países ficaram abaladas no passado por acusações de que o presidente venezuelano Hugo Chávez seria simpatizante dos rebeldes colombianos, que já mataram milhares de pessoas na Colômbia.

Chávez negou ser a favor de um dos lados do conflito na Colômbia, que já dura 38 anos.

Chávez e o presidente colombiano Álvaro Uribe encontraram-se ontem em Santa Marta, Colômbia, e prometeram reforças os laços entre os dois países.

Leia mais no especial Venezuela

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca