Reuters
13/11/2002 - 16h01

Família real britânica é acusada de tentar encobrir escândalo

da Reuters, em Londres

A realeza britânica foi acusada hoje de tentar encobrir funcionários do palácio, depois do início de uma investigação de estupro homossexual, fraude e impropriedade.

O secretário real sir Michael Peat vai comandar uma investigação interna sobre irregularidades cometidas pelo séquito do príncipe Charles, no pior escândalo da Casa de Windsor desde os quiproquós de seu casamento nos anos 1990.

"Quem está dizendo que haverá uma omissão completa não sabe de nada", disse Peat, um membro da corte que já serviu à rainha a ao príncipe herdeiro. "Cabe a mim garantir que o palácio seja completamente limpo".

Mas o fato de que o palácio tenha evitado uma investigação externa independente -ao mesmo tempo em que exclui a rainha Elizabeth do inquérito- intensificou as suspeitas de escândalo nos mais altos escalões.

"A investigação do palácio será apenas panos-quentes", anunciou o tablóide "Daily Star" na primeira página de sua edição de hoje.

As alegações vieram à tona este mês com o dramático fim do julgamento por roubo envolvendo Paul Burrell, ex-mordomo e confidente da falecida princesa Diana, que foi mulher de Charles.

A maioria dos jornais, que se refestelaram no mais recente constrangimento real, ridicularizou o inquérito anunciado na noite de ontem.

"O príncipe Charles ignorou a exigência por uma investigação independente de todo o caso", reclamou o jornal "Financial Times". "É claro que a Casa de Windsor ainda está muito longe de entender a necessidade de mais abertura no Reino Unido do século 21".

O caso, que tem tido mais destaque na mídia do que a possível guerra contra o Iraque, está degradando e desmistificando a família real ainda mais, bem no momento em que estava se recuperando de mais de uma década de escândalos.

O inquérito vai averiguar acusações de que um empregado de Charles estuprou outro de seus funcionários há sete anos, além de uma denúncia de que outro funcionário estaria vendendo presentes desprezados pelo príncipe para seu próprio lucro.

Leia mais no especial Família Real

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca