Reuters
07/11/2002 - 18h43

Bush diz que manterá Cheney como parceiro de campanha em 2004

da Reuters, em Washington

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, 56, disse hoje que vai manter o vice-presidente Dick Cheney, 61, como seu parceiro na campanha de reeleição em 2004, afastando as especulações de que ele substituiria Cheney em sua chapa.

"Se eu decidir concorrer [à reeleição], o vice-presidente Cheney será meu companheiro de campanha", disse Bush em entrevista coletiva.

"Ele é um vice-presidente soberbo e não há motivo para eu trocá-lo", acrescentou.

Questionado se ele já havia discutido o assunto com Cheney, Bush declarou: "Estou confiante de que ele cumprirá outro mandato".

Há muito circulam especulações de que Bush poderia substituir Cheney em uma eventual campanha para reeleição devido ao histórico de problemas cardíacos do vice-presidente norte-americano.

Os planos de reeleição do presidente Bush foram muito facilitados pela vitória histórica de seu partido, o Republicano, nas eleições legislativas na terça-feira (5).

Com as eleições, Bush conquistou maioria nas duas Casas do Congresso, fato que também lhe dá maior liberdade para manobras políticas em relação à guerra ao terrorismo -o que inclui um possível ataque ao Iraque- e ao livre comércio no hemisfério.

O resultado faz de Bush o terceiro presidente norte-americano a vencer as eleições de meio de mandato na Câmara dos Deputados no último século, após as vitórias dos democratas Franklin Roosevelt (1934) e Bill Clinton (1998).

Leia mais no especial Governo Bush

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca