Reuters
06/11/2002 - 22h20

Proposta de lei de Schwarzenegger é aprovada na Califórnia

da Reuters, em Los Angeles

O ator Arnold Schwarzenegger saiu vitorioso de um referendo estadual visto como ensaio para uma possível candidatura a governador. Com isso, mostrou que sua força não se limita às bilheterias de cinema - pode também chegar às urnas.

O antigo halterofilista, nascido na Áustria e conhecido principalmente por seu papel nos filmes da série "Exterminador do Futuro", comemorou na noite de terça-feira a notícia de que os eleitores da Califórnia aprovaram uma proposta apresentada por ele sobre programas educativos para crianças fora do horário escolar.

A proposta prevê que o Estado gaste até US$ 550 milhões por ano em programas de aulas extras para crianças atrasadas em alguma matéria, assistência com lição de casa e enriquecimento educacional em programas que terão lugar antes e depois do horário escolar, voltados aos alunos do ensino fundamental e secundário da Califórnia e priorizando aqueles vindos de famílias de baixa renda.

A iniciativa foi vista por muitos setores como a maneira que Schwarzenegger encontrou para entrar na política. O ator, que é republicano, já admitiu a possibilidade de algum dia candidatar-se a governador, principalmente depois de ter sido encorajado nesse sentido pela Casa Branca, no ano passado.

Ao anunciar a vitória da proposta 49, Schwarzenneger, 55, disse a seus admiradores que o aplaudiam: "Assim que começarmos a implementar este programa, eu direi 'I'll be back'", usando sua frase mais famosa dos filmes "O Exterminador do Futuro".

Contabilizados 48% dos distritos eleitorais do Estado, a proposta 49 tinha sido aprovada por 55% dos eleitores e rejeitada por 45%.

Schwarzenegger é ativista republicano apesar de sua relação com a família Kennedy, democrata: ele é casado com a jornalista de televisão Maria Shriver, filha de Eunice, irmã do falecido presidente John F. Kennedy.

Indagado sobre suas ambições políticas, o ator disse à NBC News, na terça-feira, que está pensando apenas em colocar a proposta 49 em vigor.

Ele disse que a iniciativa é uma extensão do trabalho que ele já faz com outros programas voltados à infância. Ele já trabalhou para as Olimpíadas Especiais e, no governo de George Bush, pai, foi presidente do Conselho de Esportes e Aptidão Física.

Além disso, Schwarzenegger continua a ser uma força potente em Hollywood, tendo recebido US$ 30 milhões para atuar em "Terminator 3: Rise of the Machines".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca