Reuters
06/11/2002 - 13h15

Após eleições, agenda republicana volta com força total nos EUA

da Reuters, em Washington

Ao reconquistarem o controle do Senado dos EUA e reforçarem sua liderança na Câmara dos Representantes (deputados), os republicanos viram-se hoje na posse de novos instrumentos para levar adiante a agenda conservadora do presidente do país, George W. Bush, em grande parte paralisada.

O líder republicano do Senado, Trent Lott, prometeu que uma das primeiras medidas que tomaria como líder da casa seria confirmar a nomeação, feita por Bush, de dezenas de juízes, muitos dos quais viram seus nomes barrados pelos democratas.

Lott também se empenhará para ver aprovada a proposta do governo de criação de um Departamento de Segurança Interna (uma agência antiterrorismo para o país), proposta essa parada há meses devido a uma disputa em torno de direitos trabalhistas.

"Acho que se espera a produção de resultados e acho que essa expectativa é bastante justa", declarou Lott ao canal NBC. "Aceito o desafio. Podemos nos colocar na ofensiva. Temos uma liderança consolidada e, tomara, possamos trabalhar com os democratas."

Enquanto fez campanha pelos republicanos, Bush atacou os que se opunham à criação de uma nova agência dedicada à segurança interna, acusando os democratas de se interessarem mais por direitos trabalhistas do que pela segurança nacional.

Antecipando a vitória eleitoral, a Casa Branca e os congressistas republicanos começaram a fazer planos para acelerar e talvez tornar permanente o corte nos impostos aprovado pelo Congresso no ano passado, disseram assessores.

O líder dos democratas, Tom Daschle, porém, deixou claro que os planos de corte continuariam a contar com a oposição de seu partido.

Segundo Lott, o bom desempenho dos republicanos nas eleições significavam a aprovação ao governo Bush. "Tratou-se de um plebiscito sobre a liderança e o povo norte-americano disse: 'Sim, confiamos nesse homem'."

Leia mais no especial Governo Bush

Leia mais notícias de
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca