Reuters
04/11/2002 - 08h25

Forte terremoto atinge Alasca e fecha oleoduto

da Reuters, em Anchorage (EUA)

Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter atingiu ontem uma área quase desabitada do Alasca, segundo sismólogos e autoridades. Três estradas e um oleoduto foram danificados.

Carolyn Bell, porta-voz do USGS (serviço norte-americano de sismologia), disse que o epicentro do tremor foi detectado próximo ao parque nacional Denali, cerca de 120 quilômetros ao sul de Fairbanks e 280 quilômetros a nordeste de Anchorage. O terremoto ocorreu pouco depois das 13h (20h em Brasília).


Soldados afirmaram que uma mulher de 76 anos quebrou um braço ao cair, na tentativa de fugir de sua casa, na localidade de Mentasta Lake.

Três rodovias sofreram danos, inclusive a George Parks, que liga Anchorage a Fairbanks, na qual apareceu uma rachadura de um metro.

O oleoduto que atravessa o Estado deve ficar desativado pelo menos hoje, por causa de danos a alguns dos seus pontos de apoio. Normalmente, o oleoduto transporta 1 milhão de barris diários de petróleo em estado bruto por seus 1.287 quilômetros.

Segundo Mike Heatwole, porta-voz do consórcio Alyeska Pipeline, que administra o oleoduto, os técnicos ainda estão avaliando os danos, mas já sabem que os tubos não se romperam e que não houve vazamento.

A ferrovia que passa pelo local do terremoto também suspendeu seus serviços enquanto avalia possíveis danos. O terremoto foi sentido em Anchorage e Fairbanks, mas não houve problemas nas cidades.

O Perch Resort, um hotel e restaurante perto do parque nacional Denali, perdeu toda as garrafas da sua adega no tremor. Cerca de uma dúzia de clientes almoçava naquele momento. "Eles foram tão legais que ficaram para ajudar na limpeza", declarou a proprietária Leslie LeQuire.

Paul Whitmore, do Centro de Alerta de Tsunamis, em Palmer, recomendou às pessoas que se preparem para tremores secundários, que são comuns após terremotos tão violentos. Em 23 de outubro, um tremor de 6,7 graus já havia atingido o Alasca. Os terremotos mais violentos já registrados chegaram a 9 graus na escala Richter.

Saiba mais Entenda a escala Richter

Leia mais no especial Terremotos

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca