Reuters
01/11/2002 - 16h21

Colômbia busca desaparecidos após deslizamento de terra

da Reuters, em Bogotá

Equipes de resgate se encaminharam hoje para uma região de difícil acesso no norte da Colômbia onde deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas causaram seis mortes e deixaram 35 desaparecidos.

O diretor do Departamento de Emergências da Presidência da República, Eduardo González, disse que os delizamentos soterraram várias casas no município de Montecristo, no departamento de Bolívar, 420 quilômetros ao norte de Bogotá.

Em um número preliminar, foram registrados "quatro mortos, de 30 a 35 desaparecidos e há 120 famílias atingidas", disse o funcionário em uma entrevista por telefone.

González disse que os deslizamentos foram registrados entre segunda (28) e quarta-feira (30), mas apenas na tarde de ontem ficou-se sabendo do ocorrido.

A região onde aconteceu o incidente é uma das mais perigosas da Colômbia, onde há presença de grupos guerrilheiros de esquerda e esquadrões paramilitares de direita, que se enfrentam em meio ao conflito interno de quatro décadas.

"A Cruz Vermelha e a Defesa Civil estão quase chegando ao local. É muito longe. Além disso, estão levando remédios, alimentos e outros produtos para as pessoas atingidas", acrescentou González.

A prefeita de Montecristo, Carmen Duarte Rodríguez, disse que a presença dos grupos armados ilegais dificulta o início dos trabalhos de busca e resgate das vítimas.

"Não pudemos iniciar as operações de resgate porque estamos a 10 ou 12 horas (...) da região do desastre", disse Duarte.

O diretor do hospital de Montecristo, Pablo Rodrigues, disse ontem que temia que os deslizamentos pudessem ter causado a morte de até 60 pessoas.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca