Reuters
30/10/2002 - 16h15

Relatório sobre abusos em igrejas dos EUA sai em novembro

da Reuters, em cidade do Vaticano

A comissão com representantes dos Estados Unidos e do Vaticano que estuda novas regras contra padres que cometem abusos sexuais deve apresentar suas propostas em novembro, anunciou hoje o porta-voz da Igreja, Joaquín Navarro-Valls.

Os oito membros da comissão se reuniram na segunda (28) e ontem. Suas sugestões serão apresentadas entre 11 e 14 de novembro à Conferência Episcopal Norte-Americana. Se forem aprovadas pelos bispos dos EUA, as propostas voltarão ao Vaticano para a sanção definitiva.

A igreja norte-americana está acuada desde janeiro pelos escândalos de pedofilia envolvendo membros do clero. Naquela época, documentos provaram que a diocese de Boston acobertou esses casos.

Em junho, os bispos norte-americanos apresentaram um novo código de conduta contra padres pedófilos, mas no começo de outubro o Vaticano revogou essas regras e criou a comissão especial, que começou a funcionar na semana passada.

Os bispos norte-americanos haviam decidido afastar de suas funções os religiosos contra os quais houvesse denúncias consistentes de abusos sexuais. Mas o Vaticano temia que isso levasse a punições injustas, e considerou a norma inadequada, confusa, legalmente ambígua e imprecisa.

Leia mais sobre pedofilia na igreja

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca