Reuters
21/10/2002 - 22h26

Autoridades decretam toque de recolher na periferia de Medellín

da Reuters, em Bogotá (Colômbia)

Autoridades de Medellín (noroeste da Colômbia) decretaram toque de recolher das 22h às 5h em um bairro da periferia da cidade, que foi palco de sangrentos confrontos entre as Forças Armadas e comandos guerrilheiros urbanos.

O prefeito de Medellín, Luis Pérez, informou hoje que a medida começa a vigorar amanhã, juntamente com uma lei seca e restrições ao deslocamento de pessoas em motocicletas.

As medidas, que em princípio regerão por 10 dias, serão aplicadas na maior parte do bairro Comuna 13 -cenário do mais violento combate em uma cidade colombiana na história dos 38 anos de conflito interno.

Os combates ocorridos na semana passada deixaram um saldo de 18 mortos, mais de 20 feridos e 179 detidos. A ofensiva militar foi realizada durante a chamada "Operação Orión" para desalojar comandos urbanos das guerrilhas das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Na Comuna 13 vivem cerca de 250 mil pessoas nas encostas das montanhas do oeste de Medellín, capital do Departamento (Estado) de Antioquia e a terceira cidade mais povoada da Colômbia.

A região foi ocupada nos últimos anos por comandos das Farc e do ELN, que impunham leis próprias aos moradores. Comandos dos esquadrões ilegais paramilitares, que combatem as guerrilhas, também realizaram incursões na região, transformando as ruas da Comuna 13 em verdadeiros campos de batalha.

Pérez disse ainda que as autoridades realizarão um censo populacional no bairro e manterão as operações militares a fim de expulsar os grupos armados ilegais.

Leia mais no especial Colômbia

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca