Reuters
21/10/2002 - 15h56

Bombardeio na Colômbia pode ter matado 70 guerrilheiros

da Reuters, em Bogotá (Colômbia)

Ao menos 70 guerrilheiros da principal força rebelde do país morreram quando aviões da Força Aérea da Colômbia bombardearam dois caminhões carregados com explosivos e combatentes em uma região montanhosa no sudoeste do país, disse hoje a polícia colombiana.

O comandante da polícia do Departamento de Cauca, coronel José Edgar Herrera, disse que os veículos foram atacados ontem pelos aviões nas proximidades do município de Belálcazar, que havia sido atacado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

O ataque guerrilheiro, o terceiro dos últimos cinco anos contra essa população indígena do Departamento de Cauca, na cordilheira dos Andes, deixou quatro membros das Forças Armadas, um civil e três rebeldes mortos.

"A informação que temos da Força Aérea é de que dois caminhões repletos de guerrilheiros foram atingidos e que ao menos 70 combatentes das Farc morreram", disse o comandante a jornalistas.

A informação não pôde ser confirmada de imediato por fontes independentes. Funcionários da Cruz Vermelha e de órgãos de defesa dos direitos humanos se dirigiam para a área.

As Forças Armadas e a guerrilha costumam divulgar informações aumentando as baixas inimigas e minimizando as suas próprias, em meio ao conflito interno que já dura 40 anos no país.

Se confirmada a informação, o ataque dos militares terá sido um dos mais fortes golpes sofridos pelas Farc -principal grupo rebelde do país, com 17 mil combatentes-- desde que Álvaro Uribe assumiu a Presidência do país, em 7 de agosto.

Leia mais no especial Colômbia
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca