Reuters
10/10/2002 - 20h00

Nobel dá impulso para versão cinematográfica de livro húngaro

da Reuters, em Budapeste

Lajos Koltai, fotógrafo de cinema húngaro indicado ao Oscar, está tentando há anos a levantar dinheiro para filmar uma adaptação cinematográfica de um livro sobre o Holocausto, escrito por seu amigo Imre Kertesz.

Na quinta-feira, Kertesz se tornou o primeiro escritor húngaro vencedor do Prêmio Nobel de Literatura. Koltai espera agora que o dinheiro apareça.

Koltai, indicado para o Oscar de melhor fotografia de 2000 por "Malena", do diretor Giuseppe Tornatore, disse que ficou felicíssimo quando ouviu a notícia de que seu amigo, sobrevivente aos horrores dos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald durante a Segunda Guerra Mundial, havia ganhado o prêmio Nobel.

"Estou sem palavras. Meu telefone está tocando sem parar, parece quando recebi a indicação ao Oscar", disse Koltai.

O primeiro romance de Kertesz, "Sem Destino", foi escrito entre 1960 e 1973, e publicado em 1975. É a narrativa em primeira pessoa da sobrevivência de um adolescente em um campo de concentração.

O diretor de fotografia e o escritor estão trabalhando em um roteiro há dois anos e meio, e Koltai espera começar as filmagens no fim do ano que vem.

"Kertesz fala a seus leitores de uma forma desconhecida para mim na literatura húngara", disse ele. "Quando conversei com ele sobre minhas visões para 'Sem Destino', ele deu pulos e disse: 'É exatamente isso que eu quis dizer. Quero que você faça um filme do livro.'"

Leia mais:
  • Sobrevivente de campo de concentração ganha Nobel de Literatura
  • Veja lista dos 10 últimos premiados com o Nobel de Literatura
  • Obra de Imre Kertesz, vencedor do Nobel, é marcada pelo Holocausto
  • 'Nobel é uma honra para a literatura húngara', diz Imre Kertesz
  • Veja uma lista de livros publicados pelo Nobel húngaro Imre Kertesz
  • Ganhador do Nobel terá de pagar US$ 400 mil em impostos

  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca