Reuters
08/10/2002 - 17h43

Famoso juiz espanhol está em Lima para investigação sobre banco

da Reuters, em Lima (Peru)

O juiz da Alta Corte espanhola, Baltasar Garzon, encontrou-se hoje com promotores em Lima como parte de uma investigação de supostos pagamentos do segundo maior banco da Espanha, o BBVA, para o ex-presidente peruano Alberto Fujimori, disseram fontes judiciais.

Garzon está investigando possíveis crimes, incluindo lavagem de dinheiro, suborno e sonegação de impostos. Ele também investiga possíveis doações ilícitas do BBVA, Banco Bilbao Vizcaya, para campanha eleitoral do presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Garzon chegou à capital peruana ontem e espera-se que ele interrogue o braço direito de Fujimori, o ex-chefe do serviço secreto peruano, Vladimiro Montesinos, durante sua estadia. Fontes judiciais não têm detalhes sobre as investigações.

Durante uma visita anterior a Lima em abril, Garzon -que ficou famoso por sua tentativa de processar o ex-presidente chileno Augusto Pinochet- evitou perguntas sobre as investigações sobre o banco.

Garzon está investigando supostos pagamentos de milhões de dólares que o BBVA possa ter feito ao governo de Fujimori de contas secretas com o objetivo de obter de um banco peruano em 1995.

Garzon afirmou em documento assinado em abril que vários pagamentos para Fujimori podem estar entre casos de mau uso de fundos bancários.

A investigação de Garzon sobre o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria foi transformada em uma investigação criminal depois dos inquéritos iniciais do Banco Central espanhol.

Leia mais no especial Peru

Leia mais no especial Fujimori

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca