Reuters
03/10/2002 - 23h16

Montesinos terá primeira audiência pública em 23 de outubro

da Reuters, em Lima (Peru)

O ex-chefe de espionagem do Peru Vladimiro Montesinos, 57, preso e indiciado por mais de 50 acusações -desde corrupção a participação em homicídios-, enfrentará sua primeira audiência pública em 23 de outubro, disse hoje um promotor público.

Luis Vargas Valdivia disse que o julgamento será o início de um caso polêmico, que envolve um executivo de uma rede de televisão no país. Ele, no entanto, espera que outros processos sejam iniciados enquanto este julgamento será conduzido.

France Presse - 2.jul.2001
Vladimiro Montesinos, ex-braço direito do ex-presidente Albeto Fujimori
"Avaliamos que haverá de 10 a 12 casos [em andamento] até o final do ano", disse o promotor.

Montesinos já se apresentou perante à corte anteriormente, mas não em uma audiência pública. Ele é acusado de roubar recursos do governo e corromper parlamentares e funcionários públicos para manter o então presidente Alberto Fujimori no poder ao logo dos anos 1990.

Também pesam contra o ex-chefe da espionagem peruana acusações de ter coordenado as operações de um esquadrão da morte durante a luta do governo contra a guerrilha do Sendero Luminoso.

Hoje ele está preso em uma base da Marinha em Lima, depois de ter sido preso em junho de 2001 na Venezuela, Fujimori, por sua vez, está refugiado no Japão.

O executivo da TV Genaro Delgado Parker também foi convocado para a audiência de 23 de outubro pelo seu envolvimento com a rede de corrupção estabelecida por Montesinos. Entretanto, o advogado dele, José Alleman, disse que apresentará recurso para livrar seu cliente do julgamento porque Parker tem mais de 65 anos.

Leia mais no especial Peru

Leia mais notícias de Mundo
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca