Reuters
03/10/2002 - 09h15

Milhares de pessoas fogem do furacão Lili no sul dos EUA

da Reuters, em Houston (EUA)

Milhares de moradores do sul dos Estados Unidos fugiram hoje para o interior com medo do furacão Lili, que se aproximava da Louisiana e do Texas com ventos de até 190 quilômetros por hora e chuvas pesadas.

As chuvas e os ventos já atingiam áreas da Louisiana, apesar de a tempestade estar ainda a cerca de 160 quilômetros da costa, no golfo do México. Os ventos tinham perdido um pouco da força, baixando do pico de 230 quilômetros por hora registrado pouco antes.

"O Lili está mais fraco, mas ainda é perigoso", firmou em um comunicado o Centro Nacional de Furacões dos EUA, em Miami (Costa Leste do país).

Meteorologistas disseram que o Lili ameaçava atingir diretamente a cidade de New Iberia (240 quilômetros a oeste de Nova Orleans).

Um alerta de furacão foi divulgado na área de High Island, Texas, no delta do rio Mississippi. Tornados isolados devem atingir o sul da Louisiana e o sul do Estado do Mississippi.

O Centro de Furacões mandou que se concluíssem os preparativos para a chegada do Lili, classificado como uma tempestade Classe 3, na escala Saffir-Simpson, cujo ponto máximo é 5. Antes, o furacão havia sido classificado como de Classe 4.

Até 850 mil pessoas ao longo da costa foram aconselhadas a buscar abrigo em áreas de maior altitude. Prevê-se que as chuvas intensas atinjam uma área que se estende até 40 quilômetros para o interior.

Em toda a região, proprietários de imóveis protegeram suas janelas com placas de madeira. As estradas estavam congestionadas de carros.

Na semana passada, a tempestade tropical Isidore atingiu a Louisiana, provocando danos calculados em US$ 100 milhões. Um furacão semelhante ao Lili, o Audrey, matou mais de 400 pessoas ao inundar o sudoeste do Estado em 1957.


Leia mais no especial Furacões e Tufões

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca