Reuters
02/10/2002 - 12h42

Tufão mata cinco e deixa milhares sem energia elétrica em Tóquio

da Reuters, em Tóquio

Um tufão moveu-se hoje de Tóquio para a ilha de Hokkaido (mais ao norte), matando cinco pessoas e deixando milhares sem energia elétrica antes de chegar ao mar e perder força, transformando-se em uma depressão tropical.

Duas das vítimas foram eletrocutadas por fios arrancados de postes devido aos fortes ventos.

Outras dezenas ficaram feridas quando o tufão Higos, que significa "figo" na língua da ilha de Guam (Pacífico), atingiu Tóquio com chuvas pesadas antes de encaminhar-se para o norte.

Além das duas pessoas eletrocutadas, morreu um segurança quando uma janela de vidro caiu sobre ele em Yokohama, a 30 quilômetros de Tóquio. Um homem afogou-se quando tentava salvar seu barco de pesca em Miyagi (norte). O corpo de uma mulher foi encontrado depois de ter sido levado pelas ondas na costa de Yokohama.

Vários vôos domésticos, em especial para e do norte do Japão, foram cancelados na manhã hoje.

Um navio registrado nas Bahamas e com uma carga de veículos automotores encalhou em Oshima, ilha ao sul de Tóquio, informou a Guarda Costeira. Os 24 tripulantes do Hual Europe estavam em segurança e a embarcação não corria riscos de naufragar.

O Higos, 21º tufão da temporada, alagou casas e derrubou postes de eletricidade em vários áreas do norte do país. Mais de 80 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em algum momento.

Agricultores da região temem que o tufão traga-lhes grandes prejuízos, já que chegou pouco antes da colheita de arroz e de maçã.

Em julho, Tóquio preparou-se para o tufão Chata'an, que havia matado ao menos 76 pessoas na Micronésia e nas Filipinas antes de voltar-se para o Japão. O Chata'an acabou não atingindo a capital, mas chegou ao norte do país, provocando enchentes e matando cinco pessoas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca