Reuters
01/10/2002 - 21h03

Tufão mata pelo menos quatro pessoas no Japão

da Reuters, em Tóquio

Pelo menos quatro pessoas morreram e uma está desaparecida com a passagem do tufão Higos de Tóquio para a ilha de Hokkaido, no extremo norte do país, informou a polícia.

Várias pessoas também ficaram feridas quando o tufão Higos, que significa "figo" na língua nativa da ilha de Guam (Pacífico), atingiu a capital japonesa com fortes chuvas, antes de rumar para o norte.

Duas pessoas morreram eletrocutadas, ao serem atingidas por cabos da rede elétrica foram derrubados em Chiba, perto de Tóquio, segundo a polícia.

Um guarda morreu em Yokohama (30 km de Tóquio) atingido por uma placa de vidro que se desprendeu de uma janela. Outra pessoa morre afogada enquanto tentava afastar um barco de pesca da tempestade, em Miyagi (norte do Japão).

Autoridades informaram ainda que uma pessoa está desaparecida após ter sido arrastada pelas correntezas na costa perto de Yokohama.

Vôos domésticos foram cancelados, segundo a rede de televisão NHK. Viagens de trens também foram atrasadas na capital devido à queda de árvores sobre os trilhos.

Apagão
O Higos, o 21º tufão desta temporada, inundou casas e provocou cortes de emergia no norte do país. De acordo com a NHK, mais de 80 mil casas ficaram sem energia elétrica por algum tempo.

Por volta das 6h de quarta-feira (18h desta terça-feira, em Brasília), o Higos chegou à ilha de Hokkaido, com uma velocidade de 80 km/h e ventos superiores a 100 quilômetros por hora.

Leia mais

  • Furacão deixa Cuba e avança em direção aos EUA


  • Leia mais no especial Furacões e Tufões
     

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca