Reuters
01/10/2002 - 09h04

Tufão violento ameaça capital e norte do Japão

da Reuters, em Tóquio

O poderoso tufão Higos, que ruma em direção ao Japão e tem porvocado fortes ventos e pesadas chuvas em Tóquio, já ameaça atingir diretamente a capital japonesa.

A aproximação da tempestade levou companhias aéreas a cancelarem mais de 200 vôos, paralisou trens e fez com que algumas empresas mandassem seus funcionários mais cedo para casa.

Mas os temores de que o Higos, que significa "figo" na língua nativa da ilha de Guam (Pacífico), seria o mais poderoso a atingir Tóquio desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) diminuíram após a tempestade ter perdido parte de sua força.

"No entanto, esse ainda é um tufão poderoso", disse uma autoridade da agência de meteorologia, acrescentando que o Higos aproximava-se de forma extremamente rápida.

O tufão estava a cerca de 310 quilômetros sul-sudoeste de Tóquio às 16h (4h em Brasília) e dava sinais de que se aproximaria da capital ou mesmo a atingiria com ventos de até 144 quilômetros por hora. O Higos caminhava para o norte a uma velocidade de 65 quilômetros por hora.

Alertas sobre ventos foram divulgados na capital e nas áreas vizinhas e os trens e metrôs viram-se lotados depois de algumas empresas terem liberado seus trabalhadores mais cedo.

Funcionários de outros locais depositavam sacos de areia na entrada de prédios no centro de Tóquio como prevenção contra enchentes.

Os serviços de balsas para o sul da cidade foram suspensos, junto com cerca de 200 vôos para dentro e para fora dos aeroportos de Tóquio, revelaram meios de comunicação japoneses.

O tráfego de trens-bala do país também foi suspenso.

Agricultores das áreas rurais ao redor da capital temem grandes prejuízos, já que o tufão atingiria a região pouco antes da época da colheita do arroz e da maçã. "Tudo o que podemos fazer é rezar para nossos deuses", afirmou um deles a uma TV japonesa.

Leia mais no especial Furacões e Tufões
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca