Pensata

Lúcio Ribeiro

20/11/2002

Simpsons e o disco do ano

"I wish it was the sixties/ I wish I could be happy/ I wish I wish I wish that something would happen"
"The Bends" - Radiohead

"D'oh!"
Homer Simpson


Boas.
Tadinha da minha caixa de e-mails. Nunca recebeu tantas mensagens na vida, conforme a contabilização observada nestes últimos agitados sete dias.
Isso sem citar as missivas motivadas pelas últimas notícias dos Tribalistas e de Caetano Veloso.
A primeira grande leva de e-mails veio por causa da enquete da semana, sobre os melhores discos do ano, cujo disputado resultado você confere lá embaixo.
Segundo, em um volume tão intenso quanto, foram cartas iradas enviadas por fãs do grupo canadense Rush.
Tudo porque eu falei que o som da banda era mofado. Então comecei a refletir, refletir e cheguei à conclusão. Rush é muito legal, o som não é nada mofado e a vinda do trio ao Brasil, a essa altura da vida pop, representa que estamos no caminho certo de ter uma indústria musical, rádios, imprensa que funcione, motive, estimule, empolgue etc. Eu estava errado (mais Rush abaixo).
E a terceira leva de e-mails chegou graças aos eventos terroristas que derrubaram as duas torres do Palmeiras no fatídico "november 17th": a torre de time do século e a gêmea que simbolizava o orgulho de sempre ferrar o Corinthians em jogos decisivos.
Foi tudo para o chão.
Esta coluna, por causa disso, é dedicada a todas as pessoas vivas da face da Terra menos duas: Mustafá Contursi e Thiago Ney.
* Vocês estão sabendo do escândalo da MTV? Não, nada a ver com o fechamento da "Revista da MTV" em dezembro. Envolve sadomasoquismo e tal. Lá embaixo eu conto. Primeiro, para descontrair e aliviar o clima de tristeza, vou começar contando uma piada.

************************

O PAGODE DOS TRIBALISTAS (OU A PIADA DO ANO NA MPB)

Tirando Caetano Veloso, não existe pretensão maior no genial mundo da música brasileira do que essa reunida na tríade Tribalistas (Carlinhos, Arnaldo e Marisa).
Autores da trolha sonora em forma de CD e DVD que ganhou ovação nacional, não se fala outra coisa neste final de ano do que a "obra" de tal trio.
Pois não deixa de ser muuuuuuuuuito divertida a história que rolou no final da última semana e correu a internet de tal forma que só eu recebi uns 200 e-mails com o ocorrido.
Aconteceu que os fãs dos Tribalistas que tiveram a manha de ir comprar esse disco na loja, quando chegaram em casa ou botaram o disco já no aparelho do carro, tiveram uma surpresa (agradável?).
Disco rolando, as caixas acústicas começaram a emitir um... sambinha.
"Me apaixonei pela pessoa erraaaaaaaada...", vinha dos auto-falantes. Alguns devem estar pensando que Carlinhos, Arnaldo e Zé estavam usando suas capacidades musicais para rebuscar nossas raízes e tal.
Mas na verdade é que um erro de prensagem fez com que o CD dos Tribalistas fossem produzidos com músicas do grupo Exaltasamba no lugar.
A gravadora EMI anunciou o primeiro "recall" da história da MPB. Pelo menos o mais legal.
No final das contas, achei sacanagem com o Exaltasamba.

*********************

CAÊ AS YOU ARE

Longe de ser oportunista e mostrando ser superdescolado, Caetano Veloso declarou ao "New York Times" que deve gravar uma música do Nirvana para o seu próximo disco.
Calma, Kurt. Fique onde você está. Não temos nada com isso não. É idéia só do cara.

* O título desta nota é inspirada em um dos 2 milhões de e-mails que chegaram a mim, comentando o tema Kurt Veloso. E quando você acha que o fim do mundo não está tão próximo...

* Amigos sugeriram que a canção escolhida tem que ser "Come As You Are", acústica, sem bateria, com Brown na percussão. E Caetano mandando ver no refrão, com seu jeito malemolente: "Lê-lelelelei-ê, Lê-lelelelei-êê-ê...".

*****************

GUIA DOS SIMPSONS

Você que está vendo todo esse buzum, capas históricas da "Rolling Stone" e não está entendendo direito por que todo esse oba-oba para cima dos Simpsons, esta coluna vai (tentar) explicar por que o Homer é tão notícia na América quanto George W. Bush.
E, para você voltar a acompanhar (se é que largou) a série animada mais legal da história da TV, a Popload conta em que pé está os "Simpsons" na TV brasileira.

* Nos EUA, acabou de estrear a 14ª temporada da série. No último domingo, foi ao ar o terceiro episódio da nova fornada. No dia 10 passado, rolou o "How I Spent My Strummer Vacation", o histórico "Simpsons 300". No capítulo, Homer, entediado com seu cotidiano imbecil, vai parar numa espécie de spa de rock`n`roll, onde vai aprender a ser um pop star com os "professores" Mick Jagger, Keith Richards, Elvis Costello, Tom Petty e Lenny Kravitz.

* A revista "Rolling Stone", conforme você já leu aqui, dedicou em seu mais recente número três capas diferentes para louvar o seriado: uma ligando a família Simpson atravessando a "Abbey Road" (Beatles), outra com Bart na capa do "Nevermind" (Nirvana) e a última com Homer imitando Bruce Springsteen.

Reprodução

Bart na capa do álbum "Nevermind", do Nirvana.
Esta foto é diferente da que foi a capa da
"Rolling Stone", que omitiu seu... pintinho


* O especial da "Rolling Stone" sobre a família de Bart é inspirado no episódio 300 e na contribuição do desenho ao rock. De Radiohead a Britney Spears, de Smashing Pumpkins a Ramones, Beatles e Spinal Tap, foram muitos os astros pop a emprestar voz aos Simpsons.

*****************

SIMPSONS NO BRASIL

O famoso episódio "Blame It on Lisa", em que os Simpsons avacalharam o Brasil e que causou uma intriga internacional entre nosso país e os EUA, vai passar na nossa TV no próximo dia 8 de dezembro, no canal pago Fox.
A polêmica internacional na verdade ficou entre o presidente da RioTur, que ameaçou processar os responsáveis, e a produtora do desenho, que nem ligou para a chiadeira oficial brasileira.
O capítulo passou nos EUA no começo deste ano e foi até sorteado, em CD, aqui na coluna.
Nele, Homer e Margie descobrem que Lisa fez várias e caras ligações telefônicas ao Brasil. Ao sabatinarem a irmã de Bart, descobrem que ela ajudava um menino de rua, o Ronaldo, que desapareceu de repente. Aí os Simpsons decidiram pegar um avião e vir para o Rio de Janeiro, atrás do pobre menino.
O Brasil nunca foi esculhambado tanto assim: Ronaldo é atacado por macacos na rua, Homer é sequestrado por um taxista carioca, Bart sofre na mão de trombadinhas, Margie acha que brasileiro tem a sexualidade dúbia por causa dos abusos do Carnaval, Bart fica vidrado na TV com o "mais popular programa infantil do Brasil", onde uma apresentadora loira com peitões e de biquíni diverte bastante a criançada.

* PEDIDO DE DESCULPAS - Antes de exibir o desenho, a Fox vai colocar um comunicado especial, anunciando que o canal não tem nada a ver com o que pensam os produtores do Simpsons e blablablá.

* TOUR DOS SIMPSONS - O polêmico "Blame It on Lisa" vai fazer parte de um especial onde a família Simpsons vai deixar Springfield para visitar o Canadá, Nova York, Japão, a África e o Brasil.
O especial irá ao ar dos dias 2 a 6 de dezembro, sempre às 20h30. Menos o do Brasil, que passará no dia 8, um domingo. Antes do "Blame It on Lisa", a Fox reprisa toda a série dos Simpsons em viagem.

* ACOMPANHE - Os Simpsons no Brasil estão no final de sua 13ª temporada, mas isso infelizmente não significa que a 14ª, a que os americanos estão vendo agora, vá começar logo por aqui.
Em uma temporada de 22 episódios, aqui no país já foram ao ar uns 18 (não há uma disciplina na programação, que tanto aqui como nos EUA muda muito).
Um episódio inédito dos "Simpsons" vai ao ar sempre aos domingos, às 20h30. Durante a semana, no mesmo horário, tem sempre uma reprise, que repete capítulos de várias outras temporadas.
A nova fase dos "Simpsons", a 14ª, deve chegar ao Brasil em qualquer dia perto de junho do ano que vem, apenas.


********************

CHUVA DE COLETÂNEAS

O Natal está chegando e o mundo pop está recebendo um sem-número de coletâneas de todo o tipo de banda.
Se você achou que ia parar no Nirvana, Elvis e Rolling Stones, pode ir preparando o bolso, se é que você precisa delas para ajustar contas com sua coleção de discos.
Eis uma listinha das principais coletâneas que estão saindo lá fora e que devem, pelo menos em sua maioria, ganharem sua edição brasileira também.

* "Pulp Hits" - Pulp
Saiu nesta terça na Inglaterra. Tem 16 músicas, incluindo a inédita "Last Day of the Miners Strike". E aquilo tudo de bom: "Common People", "Babies", "Disco 2000" e "Do You Remember the First Time".

* "The Very Best of" - The Stone Roses
Músicas remasterizadas, livrinho bacana, disco duplo. "I Wanna Be Adored", "Fools Gold", "One Love" e outros hits de uma das principais bandas da Inglaterra desde sempre.

* "Intergalactic Sonic 7''s", Ash
Compilação dos singles do grupo irlandês. Tem 19 músicas e "Girl from Mars".

* "Best of 1990-2000", U2
U2 vai à disco. Tem "Mysterious Ways" e "Lemon".

* "Best of Bowie"- David Bowie
CD duplo. De "Space Oddity" (1969) pra cá.

* "Listen, Learn, Read On" - Deep Purple
Haaaaaaaaaaaaard rock. Para alegria das modernas rádios rock paulistanas. Já estou ouvindo o locutor falar: "Agora, a `nova' do Deep Purple".

* "Greatest Hits" - Bjork
Para você cantar "Venus as a Boy" com a islandesinha.

* "Aces" - Motorhead
Muito pesado?

* "Earphoria" - Smashing Pumpkins
Coletânea ao vivo que pega a banda de Billy Corgan ao redor do mundo, de 1989 a 1994. Tem "Today" ao vivo em Chicago-93, Disarm, Cherub Rock e "I Am the One" tocada em Barcelona-93.

* "Forever Delayed" - Manic Street Preachers
Discaço duplo. O primeiro tem todos os hits, de "You Love Us" a "You Stole the Sun from My Heart". O segundo é tudo remixado, de "La Tristesse Durera - Chemical Brothers Mix" a "If You Tolerate This... - Massive Attack Mix".

********************

CHEGANDO NO BRASIL (CDs)

Nos próximos dias, mais precisamente a partir da semana que vem, chegam às lojas brazucas o delicioso "The Remote Part", do valente grupo escocês Idlewild. A banda produz um dos melhores britpop da atualidade. O disco tem três pérolas máximas, pelo menos: "American English", "(I Am) What I Am Not" e "You Head The World in Your Arms".
O cornetado disco solo do Richard Ashcroft, ex-Verve, também vem para cá. "Human Conditions". Ouvi só uma música.
Idlewild e Ashcroft vêm pelas mãos da EMI.
"A New Morning", o novo da ex-grande banda Suede, é outro que está chegando, via Universal.


********************

O MAIOR FESTIVAL DE TODOS OS TEMPOS NO BRASIL

O decantado festival de Curitiba, que vai ser realizado em março no Paraná, está se demonstrando um truque.
Ao contrário das informações iniciais, que davam conta de que o megafestival já tinha "negociações adiantadas" com nada menos que Radiohead, White Stripes, Strokes, Wilco, Coldplay, Foo Fighters e tudo o mais, só vem sofrendo baixas.
Depois de o White Stripes dizer que não sabe do que se trata, os Strokes lançaram um informe na semana passada dizendo que, assim que acabar com a atual turnê que está atualmente rodando os EUA, vai parar com shows de janeiro até maio, para se trancar em estúdio e só sair de lá com o segundo disco pronto.
Mas se vier mesmo Radiohead, Coldplay, Wilco, Foo Fighters já tá bom, não? Continuamos na torcida.

********************

SEXO SELVAGEM NA MTV

Daniel Castro, o colunista de TV da Folha, informou na Ilustrada desta última terça-feira.
A MTV foi interpelada pela Justiça, por meio de uma liminar, há duas semanas, por causa de vinheta em que apareciam mensagens subliminares pornográficas.
A vinheta, que foi veiculada na boa, em todos os horários, de março até setembro, trazia, quando você congelava a imagem, umas imagens de mulheres em meio a relações sexuais sadomasoquistas.
Confira as fotos abaixo:










Não sei se você vai lembrar, mas era uma vinheta de 45 segundos em que aparecia um homem em posição de ioga, metidando. E o cara girava. A vinheta era musicada por um som eletrônico.
A imagem era sobreposta por outras figuras, bem rapidamente.
Daniel Castro informa que uma ONG chamada Mensagem Subliminar e o Instituto de Criminalística da Polícia Civil de São Paulo confirmou que nos 45 segundos da vinheta apareciam 180 imagens de conteúdo pornográfico.
A mensagem subliminar consiste, neste caso, em imagens que o olho humano não é capaz de ver de modo consciente, mas essas imagens são captadas pelo cérebro, que armazena todas elas no subconsciente. Mensagens subliminares, segundo estudiosos, podem influenciar no comportamento de uma pessoa.
É um truque muito usado em estratégia de marketing, propagandas de TV, publicidade em geral etc.
A MTV, que garante nunca ter sabido das existências desses 180 quadros de cunho pornográfico que continha sua vinheta, pode ter que pagar R$ 7,4 milhões de multa na Justiça.
História cabeludaça.

********************

RUSH NO BRASIL

A minha cornetada na vinda do Rush ao Brasil rendeu vários e-mails, muitos deles raivosos. O meu recado com a coluna passada não era diretamente à banda e aos roqueiros veteranos que vão ao show do trio canadense. Acho que tem que ter show para todo mundo e tal, de todos os tipos e de todas as tribos. Mas no
caso do Brasil minha implicação é com uma mania de matar ou não começar iniciativas novas, tendências urgenciais, para ficarmos falando dos mesmos velhos grupos e nunca ir adiante, olhar para frente. Só se faz alimentar a pobreza do nosso mercado de discos/imprensa/organizadores de eventos explorador e atrasado. Que tenha o show do Rush, mas que tenham todos os outros, rádios
legais para todo mundo, lançamentos legais para todo mundo etc. Bem, isso sou eu quem penso.


******************

O DISCO DO ANO

A mais sensacional enquete já realizada nesta coluna gerou um disputadíssimo resultado. Nem foi surpresa, uma vez que o ano foi um dos mais legais do rock nos últimos anos. Confira quais são os melhores discos de 2002, de acordo com os leitores desta coluna:

1º - "A Rush of a Blood...", Coldplay ------- 68 votos
2º - "Songs for the Deaf", Queens of the Stone Age, e "Yoshimi...", Flaming Lips ------- 63 votos
3º - "I Might Be Wrong" - Radiohead -------- 55 votos
4º - "Highly Evolved", The Vines -------- 42 votos
5º - "Foxtrot Hotel ", Wilco, e "White Blood Cells", White Stripes (2002 no Brasil) ---------- 36 votos
6º - "One by One", Foo Fighters, e "Turn On the Bright Lights", Interpol ------ 33 votos
7º - "The Last Broadcast", Doves, e "Evil Heat", Primal Scream --------19 votos
8º - "Veni Vidi Vicious", The Hives, e "Yeah Yeah Yeahs" (EP), Yeah Yeah Yeahs ------ 18 votos
9º - "The Eminem Show", Eminem, e "Maladroit", Weezer ----- 14 votos
10º - "B.R.M.C", Black Rebel Motorcycle Club ----- 11 votos

* MAIS: também foram bem votados os discos do Idlewild, Beck, Sigur Rós, Ryan Adams, The Streets, Idlewild, Trail of Dead, McLusky, Peaches, Polyphonic Spree, Miss Kittin,

* COMENTÁRIOS: Preciso confessar. Uma pequena parte dos e-mails da votação ficaram no meu computador da Folha (fiz a apuração no computador pessoal, em casa). Pode haver uma mudança onde a margem de diferença é pequena. Na semana que vem esclareço eventuais alterações no resultado. Surpreendeu um pouco o Coldplay ter ganhado. Surpreendeu um pouco o QOTSA ter conseguido o segundo lugar. Supreendeu o Vines bater o Wilco. Achei ótima a votação para o Interpol e Yeah Yeah Yeahs. E sempre achei que o disco ao vivo do Radiohead fosse de 2001. Fui até conferir. Oficial ou CD-R, se você tiver todos os álbuns dessa lista, você é um ser feliz.

******************

SERIADOS

* "24" - Estou para falar há tempos, mas sempre esqueço. Essa minha última viagem a NYC rendeu uma fita com o primeiro capítulo da nova temporada de "24 Horas", um dos seriados mais bacanas dos últimos tempos. A intriga está mais internacional do que nunca. Árabes e coreanos estão envolvidos com o caso de uma bomba que está para estourar no centro de Los Angeles. Nosso agente Kiefer Sutherland não quer mais saber de trabalhar depois de tudo o que aconteceu nas primeiras 24 horas do seriado, mas vai ser "convidado" a se integrar ao batente. Há uma tentativa da série em fazer a Kim, filha de Jack Bauer (Sutherland), um símbolo sexual, depois que a loirinha andou posando para revistas masculinas inglesas tipo "Maxim" e "FHM". No primeiro "24 Horas", ela aparece de shortinho, camisetinha agarrada, sendo seduzida por um cara casado e tal. Para comprovar a tese: ela virou babá na nova temporada. A Fox Brasil só deve trazer a segunda fase de "24 Horas" em março de 2003.

* "DAWSON`S CREEK" - He did. Passamos anos esperando o Dawson "fazer" a Joey, como eles dizem nos EUA. Para isso, aguentamos a série caminhar por uma fase chatíssima e tal. E, agora que o Dawson "fez", logo no capítulo seguinte o seriado descambou para a malice novamente. Se bem que já não dá para ver "Dawson's Creek" depois de ter assistido ao filme "Rules of Attraction". Nele, o pacato e brejeiro Dawson é um traficante que cheira todas e transa com meninos e meninas. "Rules of Attraction" chega ao Brasil em fevereiro, parece.

*****************

NOISE

Um dos mais tradicionais e movimentados encontros indies do Brasil, o Goiânia Noise Festival toma conta do calendário roqueiro neste final de semana, a partir de sexta-feira. Organizado pelos guerreiros indies que balançam o Goiás com a gravadora Monstro Discos, bandas e festas, o Noise se coloca já ao lado do Abril Pro Rock (Recife) e o Porão do Rock (Brasília) como os principais eventos da música independente brasileira, que conta ainda em dezembro com a segunda edição do Upload, em São Paulo.
No Noise 2002, a lista de shows inclui Lobão, Los Hermanos, Violeta de Outono, Sonnoze, Mechanics, MQN, Ambervisions e muitos outros.
O site www.monstrodiscos.com.br/noise conta tudo o que você precisa saber sobre o evento.

******************

POPICES

* Não é bacana o clipe e a música do Justin Timberlake, a tal "Like I Love You"? Não? Agora entendo porque o seriíssimo jornal britânico "The Observer" chamou o cara de novo Michael Jackson. Ele acabou de quebrar o pé, o menino. Já estão chamando ele de Justin Timberbreak. Glup.

* A MTV Brasil passa sexta, às 22h, a premiação européia EMA, o equivalente ao VMA e o VMB do velho mundo. Eminem, para variar, foi o grande vencedor da noite, ganhando três troféus, incluindo melhor disco, e fazendo a performance ao vivo do single "Cleanin' Out My Closet" (a do clipe barra pesada) e de "Lose Yorself", que está na trilha do filme sobre a vida dele, "8 Mile". O EMA 2002 teve shows de Foo Fighters e Coldplay. Vamos ver se a MTV daqui vai mostrar.

* SIGUR RÓS - Se você está a fim de se elevar, trancender, saiba que o álbum indie-progressivo "( )", do grupo islandês Sigur Rós é lindo de morrer e ideal para esse "transporte". Se você não curte a banda, esqueça.

* NOITE ILUSTRADA - A coluna da jornalista electrofashion Erika Palomino comemora seus 10 anos em festança no Teatro Municipal de SP, distribuindo seus tradicionais prêmios à cena da moda, da noite, da música eletrônica. E este colunista de viés "roqueiro", pelo segundo ano consecutivo, foi convidado a entregar um dos prêmios. Vou nessa, claro. Cool.

* NME com CD - A "New Musical Express" desta semana, capa com Foo Fighters, foi às bancas na Inglaterra com um CD grátis. É o "NME New Rock Revolution", que traz faixas de Libertines, Black Rebel Motorcycle Club, Yeah Yeah Yeahs, Datsuns, Radio 4 e outras delícias. De olho nas bancas descoladas brasileiras.




********************

ENQUETE DA SEMANA
(PROMOÇÕES)

Direto ao assunto: qual a melhor música de 2002? Vale indicar duas, uma "balada" e outra mais "rock". Mandando seu voto para lucio@uol.com.br, você concorre a:

* Um exemplar do "One by One", o álbum novo do Foo Fighters, já o sexto melhor disco de 2002, segundo votação nesta coluna. É o de capa preta e vem com DVD.
* Um CD "Sea Change", do Beck.
* Uma revista "Q", inglesa, de dezembro, sobre as melhores bandas do mundo hoje, segundo votação da revista (Radiohead, Coldplay e The Hives). A revista vem com uma cópia do bacaníssimo CD encartado, que traz as melhores músicas dos melhores álbuns de 2002.

Vai nessa. O meu voto para as melhores músicas do ano, assim, pensando rápido, é:
- balada: "Silent Sigh", Badly Drawn Boy, empatada com "The Scientist", Coldplay
- "rock": "Get Free", Vines, empatada com "Millionaire", Queens of the Stone Age

*********************

RESULTADOS DAS PROMOÇÕES (TODAS)

* Disco "Riot Act", do Pearl Jam
Maurício Cabral
Belo Horizonte, MG

* "One by One", o CD novo do Foo Fighters
- (capa branca)
Elisa Rodrigues Praça
Brasília, DF
- (capa preta)
Marcelo Bogatto
Santos, SP

* Pôster do Yeah Yeah Yeahs
Marcela Sampaio Pereira
São Paulo, SP
Elie Donato
São Paulo, SP

* camiseta do festival indie paulistano Upload (dezembro)
Marco Sanchez
São Paulo, SP (talvez)

* CD "First Album", Miss Kittin
Patrícia Gonçalves Picki
Florianópolis, SC
Lauro A. Mattos
São Paulo, SP

* CD "Instant Karma 2002", tributo a John Lennon
Emerson "Gordo"
São Bernardo do Campo, SP


*******************

BELEZA ENTÃO

Vou nessa. Tinha mais outras coisas a falar, mas deixa para a semana que vem. Acho que paguei todas as dívidas e agora estou limpo. Tchau mesmo.


Lúcio Ribeiro, 41, é colunista da Folha especializado em música pop e cinema. Também é DJ, edita a revista "Capricho" e tem uma coluna na "Bizz". Escreve para a Folha Online às quartas.

E-mail: lucio@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

//-->

FolhaShop

Digite produto
ou marca