Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/12/2002 - 13h53

Papa pede retomada do diálogo na Venezuela

da Folha Online

O papa João Paulo 2º solicitou hoje a retomada do diálogo entre governo e oposição na Venezuela, sacudida há três dias por uma greve geral com violentos distúrbios nas ruas da capital, Caracas.

"Ante as notícias que chegam da Venezuela, peço a Deus de todo coração para que, nessa amada nação nesse momento difícil de sua história, impere a paz e a concórdia social", afirmou o papa durante a tradicional audiência das quartas-feiras celebrada no Vaticano.

Vincenzo Pinto/Reuters
Papa benze figura de menino Jesus em audiência semanal no Vaticano, em que solicitou a retomada do diálogo entre governo e oposição na Venezuela


Em seu pedido, João Paulo 2º convidou a todos os venezuelanos a comprometer-se "no diálogo que beneficia o país para que possa alcançar uma justiça autêntica, fundada na verdade e na solidariedade".

O papa João Paulo 2º recebeu Chávez no Vaticano duas vezes, em 1999 e 2000.

A oposição convocou pela quarta vez em menos de um ano uma greve geral contra o presidente Hugo Chávez, para buscar uma saída eleitoral, por meio de um plebiscito, para a atual crise política na Venezuela.

A oposição quer que um referendo seja realizado logo para decidir se o presidente deve ou não seguir no cargo. Já Chávez afirma que a Constituição somente permite a convocação do referendo após julho de 2003.

No início de novembro, a oposição apresentou um abaixo-assinado com 1,5 milhão de assinaturas a favor do referendo.

Na quinta-feira passada (28), o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) anulou uma decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), que havia marcado para fevereiro a realização do referendo.

Os opositores do presidente Chávez, que está há quase quatro anos no cargo depois de vencer as eleições de 1998 por ampla maioria, acusam-no de querer impor ao país um regime comunista nos moldes cubanos e de ter levado a Venezuela a uma profunda recessão, com altos índices de desemprego e inflação.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Venezuela

Leia mais no especial João Paulo 2º
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade