Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2002 - 21h14

Treze soldados colombianos morrem em combates com a guerrilha

da Folha Online

Pelo menos 13 militares morreram e dez ficaram feridos hoje em combates com a guerrilha das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na zona rural do município de Paz de Ariporo, no nordeste da Colômbia, revelou um porta-voz do Exército.

"Lamentavelmente, perdemos 13 homens nos combates que começaram às nove da manhã", disse o porta-voz militar, que desconhece as baixas no lado dos rebeldes.

Os confrontos ocorreram perto do município de Paz de Ariporo, no Departamento (Estado) de Casanare, a 270 quilômetros a nordeste de Bogotá, disseram oficiais militares.

O Exército enviou helicópteros e unidades da Força de Mobilização Rápida para impedir a fuga dos guerrilheiros, destacou o porta-voz. Trata-se do mais duro golpe sofrido pelo Exército colombiano desde a posse de Alvaro Uribe, em agosto deste ano.

Os confrontos são frequentes em meio a um conflito interno que já dura 38 anos e deixou pelo menos 40.000 mortos nos últimos dez anos.

Desde a posse de Uribe, o Exército colombiano tem lançado ataques incisivos contra as Farc, a mais antiga e numerosa guerrilha latino-americana, com cerca de 17.000 combatentes, e o Exército de Libertação Nacional (ELN).


Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página