Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2002 - 08h32

Explosão de mina na Caxemira mata 9 soldados indianos e fere 21

da Folha Online

Ao menos nove soldados indianos morreram e 21 ficaram feridos hoje, na explosão de uma mina em Caxemira, na zona sob administração indiana, indicaram fontes policiais.

"O ônibus em que viajavam [os militares indianos] passou sobre uma mina e caiu em um rio", informou um policial indiano.

Um porta-voz do Exército indiano disse que o ônibus civil, usado pelo Exército para transportar um grupo de soldados de Srinagar para Jammu, passou pela mina -colocada provavelmente por rebeldes islâmicos- perto da cidade de Qazigund, 70 km ao sul de Srinagar. Nove corpos foram recolhidos e a via foi fechada.

Srinagar é a capital de verão da Caxemira indiana, e o ônibus passava pela rota principal que leva à capital provincial de Jammu.

Na véspera, dois rebeldes islâmicos atacaram um acampamento da polícia em Srinagar matando seis policiais antes deles mesmos serem abatidos.

Esse tipo de ataque tem sido realizado frequentemente na região da Caxemira -onde rebeldes muçulmanos combatem o governo indiano-, apesar da decisão do recém-eleito Mufti Mohammed Syed de libertar os prisioneiros políticos e pedir o fim da violência.

A Índia acusa o Paquistão de tomar medidas para conter a ação de grupos radicais na Caxemira. Islamabad nega ter envolvimento político na revolta, mas afirma que dá apoio diplomático e moral ao que chama de luta pela autodeterminação do povo da Caxemira.

Mais de 35 mil pessoas já morreram devido ao conflito, que começou em 1989. Segundo os separatistas, o número de mortos chega a 80 mil.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página