Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2002 - 17h13

Companheiros cometem 50% dos assassinatos de mulheres, diz OMS

da agência Lusa

Quase metade das mulheres assassinadas são vítimas dos maridos ou namorados, com quem vivem ou de quem se separaram, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), que hoje apelou para que os governos intervenham neste drama.

Segundo a OMS, num Relatório Mundial sobre a Violência e a Saúde, a propósito da celebração na segunda-feira (25) do Dia Internacional contra a Violência às Mulheres, 7% das mulheres mortas entre os 15 e os 44 anos são vítimas de violência.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, numa mensagem alusiva a esse Dia, alertou que "as mulheres idosas enfrentam maior risco de exposição à violência física e psicológica" e que é necessário salvaguardar o direito das mulheres mais novas "não serem objeto de coação, práticas prejudiciais e exploração sexual".

Annan lembrou que o Tribunal Penal Internacional (TPI) tem competência para "julgar os crimes de violência sexual como crimes contra a humanidade, desde que sejam cometidos no contexto de um ataque generalizado ou sistemático contra uma população civil".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página