Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2002 - 07h30

Primeiros resultados oficiais apontam vitória de oposição no Peru

da France Presse, em Lima (Peru)

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais (Onpe) do Peru começou a divulgar parcialmente e com lentidão os resultados oficiais, que confirmam a vitória da opositora Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra) em 11 das 25 regiões nas eleições municipais e regionais de ontem.

Os números foram divulgados com 10% a 61% dos votos apurados em cada região. As autoridades eleitorais reclamaram da dificuldade em obter as informações, principalmente das zonas mais afastadas de cada departamento do país.

De acordo com os dados preliminares do Onpe, a vitória da Apra, liderada pelo ex-presidente Alan García, acontece nas regiões Tumbes, Piura, La Libertad, Cajamarca, Amazonas e Ancash no Norte, assim como em Ica, Tacna, Ayacucho, Arequipa, ao sul, além de Lima, com percentuais que vão de 19% a 51% dos votos.

Os números oficiais mostram que movimentos independentes conseguiram o controle de dez governos regionais, enquanto os de esquerda levaram outras três.

O Onpe também confirmou, com 26% dos votos apurados, a vitória do conservador Luis Castañeda, da aliança Unidade Nacional, como virtual prefeito de Lima com 37,7%, contra o prefeito Alberto Andrade, do centrista Somos Peru, com 32,3%.

Porta-vozes eleitorais disseram que os resultados totais devem ser anunciados hoje, devido à complexidade destas eleições -simultaneamente municipais e regionais- no Peru.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página