Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/11/2002 - 07h20

Republicanos vencem na Flórida, e democratas, em Illinois

da France Presse, em Miami

O governador da Flórida, Jeb Bush, irmão do presidente americano George W. Bush, foi reeleito nas eleições de ontem, admitiu seu adversário democrata Bill McBride.

Jeb Bush, 49, é o primeiro governador republicano reeleito na Flórida e seguirá no cargo até 2006.

Reuters
O governador Jeb Bush, irmão do presidente George W. Bush, reeleito no Estado da Flórida


"Acabo de telefonar para o governador para felicitá-lo" por sua vitória, disse McBride, um influente advogado de 57 anos que até pouco tempo era desconhecido nos meios políticos.

Jeb Bush tinha 16% de vantagem sobre McBride após a apuração de 70% dos votos.

Em Illinois, o democrata Rod Blagojevich conquistou o governo do Estado ao derrotar o republicano Jim Ryan, segundo as projeções publicadas na noite de hoje.

Blagojevich sucederá o governador republicano George Ryan, que ficou conhecido em janeiro de 2000 ao suspender as execuções no Estado, após a absolvição de 13 condenados à morte que provaram sua inocência.

Na Pensilvânia, outro importante Estado industrial dos Estados Unidos, o democrata Ed Rendell conquistou o governo ao derrotar o republicano Mike Fisher, segundo as projeções após a apuração de 50% dos votos.

Na briga pelo Senado, o democrata Frank Lautenberg conquistou uma cadeira pelo Estado de Nova Jersey, derrotando o republicano Doug Forrester, segundo as projeções das redes de televisão CNN e Fox.

O senador democrata Robert Torricelli, alvo de uma série de denúncias, desistiu de concorrer a reeleição.

Na Carolina do Norte, a republicana Elizabeth Dole foi eleita para o Senado, sucedendo o veterano republicano Jesse Helms, segundo as projeções.

Mulher do ex-candidato à presidência e porta-voz do Senado Bob Dole, Elizabeth, de 66 anos, enfrentava o democrata Erskine Bowles, ex-secretário-geral da Casa Branca durante o governo Bill Clinton.

Em New Hampshire, o republicano John Sununu conquistou a cadeira no Senado que pertencia ao também republicano Robert Smith.

John Sununu, filho do ex-chefe de gabinete da Casa Branca homônimo, derrotou o democrata Jeanne Shaheen, segundo as projeções após a apuração de 50% dos votos.

New Hampshire é considerado um dos sete Estados chaves para o controle do Senado nestas eleições legislativas.

Em Washington, os candidatos democratas venciam nas duas eleições mais importantes da capital federal, após a apuração de 70% dos votos.

Eleanor Holmes Norton, deputada do Distrito de Columbia na Câmara dos Representantes, obtinha quase 93% dos votos, e o prefeito Anthony William conquistava 60% dos votos, contra 34% para sua adversária republicana Carol Schwartz.

Os resultados parciais das duas eleições não são surpreendentes, já que a ampla maioria dos eleitores no Distrito de Columbia está registrada como democrata.

Em Dakota do Sul, a disputa era acirrada entre o democrata Tim Johnson e o republicano John Thune.

Em Maryland, a democrata Kathleeen Kennedy Townsend travava um duro combate com o republicano Robert Erlich, com alto índice de participação dos eleitores.

A batalha por uma vaga no Senado pelo Colorado também teve alta participação dos eleitores, com uma presença em torno de 65%.

Segundo o professor de ciências políticas da Universidade da Pennsylvania, Jack Nagel, o índice de participação está bem acima dos 35 a 40% tradicionais nas legislativas.

"Isto pode ser o resultado das eleições de 2000", disse Nagel, lembrando a disputadíssima batalha entre George W. Bush e o democrata Al Gore. "É fácil atrair o eleitorado quando as pessoas percebem que alguns votos podem fazer a diferença".

Leia mais no especial Governo Bush
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade