Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2002 - 23h39

Exército captura membros das Farc e apreende dinamite em Medellín

da Folha Online

Quatro guerrilheiros urbanos das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) foram capturados hoje pelo exército colombiano, que apreendeu 100 quilos de dinamite e armamentos num conflituoso setor da cidade de Medellín, 400 quilômetros a noroeste da capital Bogotá, informou uma autoridade militar.

O comandante da 4ª Brigada do Exército, general Mario Montoya, garantiu que os detidos treinaram no sul do país "para fortalecer a guerra urbana, como parte da estratégia de subversão".

A prisão dos rebeldes e a apreensão de armas, munições e minas de fabricação caseira fazem parte dos resultados da operação "Orión", em curso há três semanas, um trabalho conjunto do exército, polícia e outros organismos de segurança para recuperar o controle da Comuna 13.

A Comuna 13 é um bairro da periferia de Medellín cujo controle é disputado há meses entre grupos paramilitares de direita e guerrilheiros de esquerda.

Os combates na Comuna 13 estão sendo considerados os mais intensos em área urbana das cerca de quatro décadas de guerra civil no país. Até alguns meses atrás, os confrontos estavam restritos às áreas rurais do país.

No mês passado, o prefeito de Medellín, Luis Pérez, anunciou a adoção de lei seca e toque de recolher durante o fim de semana na Comuna 13 para tentar conter a violência.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade