Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2002 - 14h43

Católico é espancado e crucificado na Irlanda do Norte

da France Presse, em Belfast (Irlanda do Norte)

Um jovem católico foi hospitalizado depois de ser espancado e crucificado num poste por um grupo de jovens na noite de ontem, num bairro de maioria protestante da zona sul de Belfast, capital da Irlanda do Norte, informou a polícia hoje.

Harry McCartan, 23, foi socorrido por bombeiros desacordado, pregado num poste de madeira.

O jovem também apresenta graves ferimentos nas pernas. Segundo a polícia, seus agressores provavelmente o espancaram nas pernas com um objeto cheio de pregos.



"Seu rosto estava irreconhecível. Somente pude identificá-lo pela tatuagem no braço. Estava coberto de barro e sangrava pelos olhos e ouvidos", disse o pai da vítima, Henry McCartan.

Os médicos tentavam, na manhã de hoje, salvar suas mãos, atravessadas por pregos de quinze centímetros de comprimento. Os bombeiros tiveram que cortar uma parte do poste para libertar o jovem, levado ao hospital com as mãos ainda pregadas.

"Pregaram as mãos e os pés", disse Patricia Lewesley, porta-voz do SDLP (partido católico moderado) no bairro de Dunmurry, palco da agressão. "Acho que há conotações sectárias atrás do gesto (...), para mim foi crucificado", disse.

Harry McCartan foi agredido quando tentava roubar um carro no bairro de Seymour Hill, um enclave protestante de Dunmurry.

O delegado Gerry Murray, encarregado do caso, disse que "nunca viu semelhante barbárie".

Leia mais:
  •  Guerra civil entre católicos e protestantes na Irlanda já dura 34 anos


  • Leia mais no especial Reino Unido

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade