Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 13h11

Sismólogo alemão desvincula terremoto na Itália de vulcão Etna

da Folha Online

O terremoto de hoje na Itália, que atingiu várias cidades, entre elas San Giuliano di Puglia -onde 50 crianças ficaram soterradas depois da queda do teto de uma escola- não tem nenhuma relação com a erupção do vulcão Etna. A afirmação é do sismólogo alemão Peter Bormann, do centro geológico de Potsdam, na Alemanha. "A região central dos Apeninos constitui uma zona geológica própria que não interage com a região do Etna", disse Bormann.

Terremotos de magnitude em torno de cinco graus da escala Richter acontecem no centro da Itália entre três e cinco anos. "Todos os Apeninos são uma zona sísmica", afirma.

Outro elemento que comprova que não existe relação entre as duas regiões, segundo o sismólogo, é o de que o tremor de pequena intensidade próximo ao Etna não pode provocar um tremor mais forte a 440km de distânica. As informações são do site italiano "La Stampa".



O local do terremoto é distante da Sicília, onde tremores provocados pelo Monte Etna, o maior e mais ativo vulcão da Europa, entrou em erupção no domingo (27).

Com agências internacionais

Leia mais no especial Terremotos

Leia mais notícias de Mundo
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade