Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2002 - 09h06

Tremor derruba escola e deixa 50 crianças sob escombros na Itália

da Folha Online

O teto de uma escola caiu hoje no povoado de San Giuliano di Puglia, deixando cerca de 50 crianças sob os escombros e dez feridas, disseram bombeiros de Campobasso, capital da região de Molise (sudeste da Itália), afetada por um tremor de 5,4 graus na escala Richter. De acordo com a imprensa italiana, há muitas crianças feridas.

Segundo os bombeiros, um prédio desabou, e os escombros caíram sobre um carro onde haveria passageiros em San Giuliano di Puglia.

A prefeitura da capital regional anunciou que prédios antigos caíram no centro histórico de Campobasso e em outras cinco localidades próximas.

O epicentro foi perto de Campobasso, 226 quilômetros ao sudeste de Roma, na região de Molise. Mas o tremor foi sentido também em Nápoles e Roma.

A Defesa Civil italiana afirmou que o epicentro do sismo foi localizado na região de Campobasso.

Segundo as autoridades, os outros cinco povoados afetados são Bonefro, Larino, Santa Croce di Magliano, Colletorto e San Giugliano di Puglia. Todos localizados num raio de 50 km ao redor de Campobasso.

As imagens de TV mostravam dezenas de moradores em pânico correndo pelas ruas de Campobasso enquanto as agências de notícias do país diziam que ao menos um prédio desmoronou e outros foram seriamente danificados.

O local do terremoto é distante da Sicília, onde tremores provocados pelo Monte Etna, o maior e mais ativo vulcão da Europa, entrou em erupção no domingo (27).

Em julho do ano passado, um terremoto medindo 5,2 graus na escala Richter atingiu a região de Alto Adige, no norte da Itália, matando duas pessoas e deixando vários feridos. Segundo as autoridades, as vítimas foram atingidas por deslizamentos de terra e rochas.

O epicentro foi 10 km ao norte da cidade de Merano, perto da fronteira com a Áustria. O tremor sacudiu prédios e disparou alarmes de carros em Merano, mas não chegou a provocar grandes danos na cidade. Reverberações foram sentidas em Veneza (150 km ao sul), na Áustria e na Suíça.

Em 1980, cerca de 2.800 pessoas morreram quando um terremoto medindo 7,2 graus na escala Richter atingiu o sul de Nápoles.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Terremotos

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade