Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2002 - 22h30

Autoridades decretam toque de recolher em cidade colombiana

da Folha Online

As autoridades colombianas decretaram hoje o toque de recolher na cidade de Arauca (nordeste dda Colômbia, na fronteira com a Venezuela), situada em uma das duas zonas sob controle militar na Colômbia.

Jorge Cedeño, prefeito da capital do departamento (Estado) de Arauca, revelou que o toque de recolher entrará em vigor hoje, a partir das 21h (23h em Brasília), em uma tentativa de evitar novos ataques de guerrilheiros.

A medida inclui ainda a proibição de duas pessoas em uma moto a partir das 19h e a circulação de caminhões depois das 18h, tanto na área urbana como na área rural do município de Arauca.

Tropas do Exército, Polícia Nacional e Serviço Secreto (DAS) realizam uma vasta operação naquela região para combater os grupos armados que atuam na zona.

A medida foi adotada depois que um carro-bomba foi detonado na segunda-feira (28) na cidade, matando dois policiais e ferindo 11 pessoas. A explosão ocorreu poucas horas antes da visita do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe.

O ataque foi atribuído a um comando urbano das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc, maior grupo guerrilheiro de esquerda do país).

A cidade de Arauca, junto a Saravena e Arauquita, formam uma das zonas de guerra decretadas em setembro por Uribe, onde outorgou poderes especiais às Forças Armadas para detenções e buscas sem ordem judicial.

Com agências internacionais

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade