Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/10/2002 - 14h52

Socialistas espanhóis anunciam candidato para eleições de 2004

da France Presse, em Madri

Os socialistas espanhóis proclamaram hoje, em um gigantesco ato, seu secretário-geral, José Luis Rodríguez Zapatero, como candidato à presidência do governo nas eleições gerais de 2004, em presença do histórico dirigente do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Felipe González.

Na véspera do vigésimo aniversário da vitória do PSOE nas urnas, nas terceiras eleições democráticas realizadas na Espanha após a ditadura franquista (1939-1975), o congresso do partido ratificou por unanimidade a candidatura de Rodríguez Zapatero, 42.

Secretário-geral do PSOE desde 23 de julho de 2000, Rodríguez Zapatero aspira suceder o presidente do governo José María Aznar, do Partido Popular (PP, direita), que mantém mistério sobre seu candidato às eleições de 2004.

"A direita envelheceu a Espanha e vamos rejuvenescê-la", afirmou Zapatero perante 25 mil pessoas reunidas em um praça de touros coberta de Madri, as quais agitavam sem cessar bandeiras do PSOE, das comunidades autônomas e da Espanha, segundo a televisão.

"Está claro -enfatizou o candidato socialista- que os jovens vão ganhar neste país", aplaudido e interrompido várias vezes por entusiasmados simpatizantes socialistas.

"A direita não tem projeto para o país, mas um projeto de poder para controlar a economia e a política. Vamos fazer um país de todos e para todos", afirmou Zapatero.

Leia mais no especial Espanha - País Basco


 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página