Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2002 - 22h34

México prepara plano para esvaziar cidade ameaçada por furacão

da France Presse, em Los Cabos (México)

Diante da ameaça do furacão Kenna, que se aproxima das costas do Pacífico com categoria 5 (a máxima, na escala Saffir-Simpson), as autoridades mexicanas anunciaram um plano de emergência para transferir, se necessário, os cerca de 10 mil participantes da reunião da Cooperação Econômica do Pacífico Asiático (Apec) que está sendo realizada em Los Cabos (noroeste do país).

O secretário mexicano da Economia, Luis Ernesto Derbez, explicou que se o Kenna for em direção a Los Cabos algumas "medidas de emergência que já preparamos tanto com o Exército como com o Estado-maior presidencial e a Marinha" serão imediatamente colocadas em prática.

Se o Kenna atingir a península da Baixa Califórnia, a Cúpula da Apec -que sábado (26) e domingo (27) reúne seus líderes- não será suspensa mas será transferida a um lugar seguro.

"Se o furacão vier nesta direção podemos mudar o lugar da reunião. Em todo caso, este lugar, que ainda não vou revelar onde é, já está preparado para a reunião dos líderes", assinalou Derbez em entrevista coletiva à imprensa.

O Kenna ganhou muita força hoje nas águas do Pacífico e tornou-se um furacão da categoria cinco, que pode chegar no litoral mexicano nas próximas horas.

Derebez disse que o furacão ainda está longe de atingir a Península da Baixa Califórnia, onde fica Los Cabos, mas "continua sendo uma preocupação para o governo mexicano".

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre categorias de furacões


  • Leia mais no especial Furacões e Tufões

     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade