Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/10/2002 - 23h46

Onze rebeldes das Farc são mortos pelo Exército colombiano

da France Presse, em Bogotá

O Exército reportou hoje a morte de 11 rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), além da captura de dois membros deste grupo, dois do Exército de Liberação Nacional (ELN) e dois das paramilitares Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), em enfrentamentos nas regiões sudoeste, noroeste, norte, centro e sul do país.

Neste dia de violência, 24 pessoas morreram, segundo um balanço das autoridades.

De acordo com este informe, um tenente, um sargento e cinco soldados morreram hoje em uma emboscada de rebeldes das Farc em uma zona rural do município de Pueblo Rico (380 km a oeste de Bogotá, no departamento de Risaralda).

Quatro camponeses foram assassinados por desconhecidos em zonas rurais dos municípios de Bosconia e Jagua de Ibirico (880 km ao norte de Bogotá, em Cesar), em incursões durante as quais cerca de cem cabeças de gado foram roubadas.

Em Cesar operam as Farc, o ELN e grupos paramilitares de extrema-direita, que livram uma guerra com os rebeldes pelo controle de extensos territórios, incluindo o assassinato de civis acusados de apoio a seus adversários.

Um agricultor também foi assassinado por um comando armado na população de San Benito (850 km a norte, em Sincelejo), e uma jovem de 19 anos perdeu a vida hoje em Medellín -segunda cidade em importância da Colômbia- durante um enfrentamento entre a Polícia e guerrilheiros urbanos. A jovem morreu com uma bala perdida em seu apartamento, no subúrbio do centro-oeste de Medellín (400 km a noroeste).

Os enfrentamentos começaram assim que um comando insurgente atacou uma patrulha da Polícia, ferindo três agentes, acrescentou o informe oficial.

A polícia também registrou o desmantelamento de dois acampamentos das Farc no povoado de Norcasia (oeste), em uma ação na que foram encontrados 77 cilindros-bomba e explosivos.

Leia mais no especial Colômbia
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade